RedeGN - ESPAÇO DO LEITOR (A): CONCURSADO SAI EM DEFESA DA NOMEAÇÃO JÁ DE POLICIAIS CIVIS E ESCRIVÃES

ESPAÇO DO LEITOR (A): CONCURSADO SAI EM DEFESA DA NOMEAÇÃO JÁ DE POLICIAIS CIVIS E ESCRIVÃES

Numa forma de minimizar um dos problemas com a Segurança Pública, o governo inteligentemente em atendimento ao que rege a Lei Orgânica da Polícia Civil, realizou semana passada, o reenquadramento de toda a categoria em nosso estado. Hoje, a classe III dos investigadores e escrivães dispõe de mais de 2000 vagas. Ao nosso humilde entendimento, se o governo convocar esses 500 concursados remanescentes do concurso de 1997, ainda assim, haverá vagas para mais 2.500 policiais.

Em consonância com esse enquadramento, o governo do estado decretou dia (28 de julho de 2010) a nomeação de 120 investigadores e 40 escrivães, que serão distribuídos para o interior do estado, desta forma amenizando a problemática da insegurança espalhada por todo o estado e principalmente no interior. 

Sabemos do esforço que o governo do estado vem fazendo no sentido de combater a violência, de aparelhar as polícias, de dar uma resposta imediata e mais eficaz a toda a população. Com muita certeza, posso afirmar que a investigação é de fundamental importância no desfecho, prevenção e elucidação de qualquer fato delituoso.

Para que essa melhora significativa aconteça, basta o governo do estado tomar medidas simples, como adequar o efetivo da Polícia Judiciária ao que reza a Lei Orgânica, convocando os 500 que já foram capacitados e estão há mais de um ano aguardando; fazendo novo concurso para preenchimento das demais vagas; capacitando um certo grupo de policiais dentro de cada polícia para que, por sua vez, possam capacitar os demais.

Acreditamos que com medidas dessa natureza, certamente a criminalidade não será extinta, mas o clima de insegurança estaria fora do ar,a confiabilidade da população será maior e mais participativa e consequentemente as policias mais respeitadas e não só temidas.

Adilson Ramos é policial civil concursado, formado e não nomeado. Membro da Associação Nomeação Já!