RedeGN - BRIGADISTAS DO PREVFOGO/IBAMA/PE ESTÃO NA BAHIA ATENDENDO A EMERGENCIA AMBIENTAL DE INCENDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

BRIGADISTAS DO PREVFOGO/IBAMA/PE ESTÃO NA BAHIA ATENDENDO A EMERGENCIA AMBIENTAL DE INCENDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

Desde o dia 19 de dezembro as Brigadas do PREVFOGO/IBAMA de Pernambuco de combate a incêndios florestais lotadas nos municípios de Petrolina e Serra Talhada, foram convocadas para atender a uma emergência ambiental no Parque Nacional da Chapada Diamantina no Estado da Bahia.

Deslocaram-se de Petrolina-PE oito brigadistas e de Serra Talhada quatorze, totalizando 22 brigadistas que se juntaram a outros que também foram convocados de outras partes do pais para combater um dos maiores incêndios já ocorridos no local. Os 22 brigadistas saíram da região em direção a Chapada Diamantina contando com o apoio da Superintendência do Ibama em Pernambuco e da Unidade Avançada do IBAMA Juazeiro/BA, que disponibilizaram 05 veículos oficiais para o cumprimento da missão.

Atualmente, as brigadas do PREVFOGO/IBAMA atuam em áreas federais, ou seja, Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, Área Indígena, APPs de rios federais, Parques Nacionais, Unidades de Conservação, etc. O PREVFOGO/IBAMA em Pernambuco, para execução de suas atividades, contam com o apoio do INCRA em Petrolina e da Unidade Avançada de Juazeiro na Bahia.

Os esforços humanos e financeiros colocados à disposição para o combate dos incêndios no PNCD (Parque Nacional da Chapada Diamantina) foram enormes, tendo o Governo do Estado investido mais de R$ 14 milhões nas ações de combate e prevenção ao fogo sem contar os recursos federais. Um verdadeiro aparato de guerra contra o fogo.

Atualmente os incêndios no PNCD deram uma trégua e o motivo foi a chuva que chegou para cooperar com os brigadistas que estão neste momento realizando o monitoramento das áreas para ter certeza de que não surgirão novos focos de incêndios. O retorno das brigadas de Pernambuco está previsto para o dia 15 de janeiro de 2016. (Com informações de Ana Virgínia Terranova Gerente Estadual PREVFOGO/IBAMA/PE)