RedeGN - Rui determina manutenção de efetivo no combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Rui determina manutenção de efetivo no combate aos incêndios na Chapada Diamantina

"Vamos manter nossa estrutura de combate aos incêndios na Chapada Diamantina até que tenhamos a garantia técnica de que não há mais risco para o nosso patrimônio", afirmou o governador Rui Costa durante reunião sobre as ações naquela região, na tarde desta terça-feira (15). Neste momento, atuam na Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, 170 bombeiros militares (126 da Bahia e 44 do Distrito Federal), além de seis aviões e quatro helicópteros contratados por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Durante o encontro, realizada na Governadoria, Rui destacou a atuação dos bombeiros militares e brigadistas voluntários: "é importante parabenizar todos que estão envolvidos nesta ação, que já dura mais de três meses. Nosso objetivo só será alcançado com o trabalho de todos", pontuou.  Desde o dia 11 de setembro, período em que as chamas começaram a se espalhar pela Chapada, o Governo do Estado já investiu R$ 14 milhões nas ações de combate e prevenção ao fogo.

Também presente na reunião, após retornar de Lençóis nesta terça, o titular da Sema, Eugênio Spengler, acrescentou que "as questões climáticas não ajudam porque não chove, venta muito e até raios comprovadamente têm provocado os incêndios. A previsão de chuva é somente para a primeira quinzena de fevereiro". Também participaram da audiência os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, o superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, entre outros representantes do Estado.

De acordo com Dauster, o trabalho em parceria com o Governo Federal é fundamental para que o resultado da operação seja alcançado mais rapidamente possível. Por meio de uma articulação realizada pela Casa Civil, uma equipe formada por 44 bombeiros militares do Distrito Federal chegou à Chapada Diamantina para apoiar as ações de combate aos incêndios na região. O grupo chegou ao Aeroporto de Lençóis, nesta terça-feira, a bordo de um avião Hércules das Forças Armadas.

Secom Bahia