RedeGN - Artistas da região incentivam doação de sangue

Artistas da região incentivam doação de sangue

Com o tema “Você tem veia de campeão”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), em Petrolina, incentiva a doação de sangue durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que segue até esta sexta-feira, dia 27, com o objetivo de estimular novas doações e manter o estoque regulado.

Este ano a campanha ganhou o apoio e adesão de artistas regionais. Para inspirar as pessoas a doar, o cantor Elisson Castro, da Banda Forró Pega Leve, levou o som da sua sanfona para animar os funcionários e doadores no hemocentro. Além de tocar e cantar, o artista também fez sua parte e doou sangue. “A doação é um ato de solidariedade, um gesto simples, rápido e o mais importante: salva vidas. Vale a pena se tornar um doador assíduo. Espero que todos ajudem, é uma luta pela vida”, destaca o cantor.

De acordo com a assistente social do hemocentro, Cássia Menezes, o banco de estoque da Fundação Hemope está estável no momento, mas é indispensável que a doação de sangue ocorra de forma contínua, já que o hemocentro atende Petrolina e mais seis municípios da região. “Todos os tipos sanguíneos são bem vindos para a doação, mas o grupo negativo, por ser mais raro, merece um destaque especial. Sem dúvida, o apoio dos artistas ajudam a conscientizar a população sobre essa causa tão nobre que é doar sangue”, afirma a assistente social.

Doação

Podem doar sangue homens e mulheres que tenham entre 16 e 69 anos, com peso igual ou superior a 50 kg. Os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Para se tornar um doador, o voluntário deve se dirigir à unidade do Hemope, onde é feito um cadastro. É necessário levar um documento original com foto, apresentar boas condições de saúde, estar bem alimentado e descansado.

O Hemope de Petrolina fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n, Centro da cidade.  O funcionamento para doação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Para outras informações o contato do Hemope é o (87) 3866-6601.

Asscom