RedeGN - Mutirão da Mama da AME Maria de Lourdes atraiu centenas de pessoas

Mutirão da Mama da AME Maria de Lourdes atraiu centenas de pessoas

Centenas de pessoas circularam pela unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, do bairro Antônio Cassimiro, nesta sexta-feira (23). A movimentação foi resultado do Mutirão de Mama promovido pela unidade, dentro da Programação da Campanha Outubro Rosa 2015.

A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explicou que um dos objetivos dos mutirões é alertar as mulheres sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer. “Se for diagnosticado precocemente o câncer tem cura e a mamografia é um exame importantíssimo para fazer esse diagnóstico. Essa gestão tem ampliado a oferta de mamografia, mas precisamos que as mulheres compareçam às suas consultas para garantir a prevenção”, alerta a secretária

Durante a ação, cerca de 300 atendimentos foram registrados em serviços como consultas médicas, exame clínico das mamas, preventivos, vacinação contra HPV, testes rápidos para HIV e Sífilis, confecção de cartão SUS, etc. “Além desses atendimentos, ainda tivemos palestras sobre câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis e teatro com os agentes comunitários de saúde. Esse evento é uma maneira de chamar a atenção das mulheres e mostrar que o câncer de mama tem cura”, ressaltou o coordenador da AME, Robson Alan.

Enquanto aguardava a sua consulta com a médica, Luciene Rodrigues dos Santos parabenizou a equipe da AME pelo Mutirão e ressaltou a importância do cuidado com a saúde. “Essa turma toda está de parabéns porque esses eventos servem de incentivo pra gente se cuidar mais”. 

Ascom/Petrolina