RedeGN - Funcionárias do SAAE participam de palestra informativa sobre câncer de mama

Funcionárias do SAAE participam de palestra informativa sobre câncer de mama

Aderindo ao Movimento Outubro Rosa, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) promoveu nesta quinta-feira (22), uma palestra informativa para todas as funcionárias do órgão sobre o câncer de mama. A palestra teve a participação do médico ginecologista e obstetra, Álvaro Pacheco e da empresária e professora, Ana Paula Andrade Moreira.

Álvaro Pacheco ressaltou a importância das mulheres realizarem periodicamente exames. "Só o clínico é capaz de avaliar a necessidade desses exames, com que frequencia ou sob quais circunstâncias devem ser realizados. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Pode acometer em homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença", informou o médico.

O testemunho da empresária e professora Ana Paula Andrade Moreira, curada de um câncer de mama, foi um dos momentos mais marcantes. Em sua palestra com o tema 'Como virar o jogo e ser feliz?', Ana Paula relatou como diagnosticou a doença.  Ela contou que muitas vezes as pessoas se permitem fragilizar por problemas muito pequenos diante da seriedade de um câncer. Falou ainda sobre como o amor e a fé sempre ajuda nesses casos. "Contar meu testemunho me dá uma sensação de missão cumprida, uma sensação de amor, de carinho, de reciprocidade e amizade, mas eu poderia resumir tudo isso numa só palavra: amor e fé em Deus. Porque as pessoas querem ser ouvidas, querem ouvir histórias de superação, de luta e vitória", disse. Na oportunidade a empresária parabenizou a direção da autarquia pela iniciativa.

"Foi uma tarde diferente e de muito aprendizado. Fiquei emocionada com o depoimento de Ana Paula, ela nos mostrou que apesar de tantas dificuldades e com um problema tão grande, sempre temos que ter auto-estima, amor e fé em Deus. Com certeza me incentivou a procurar meu médico e fazer novos exames", disse a funcionária do órgão, Ilanna Marques.  

A diretora administrativa do SAAE, Jadeilma Vieira, avaliou de forma positiva a palestra. "Trabalhamos tanto que muitas vezes não cuidamos de nossa saúde. É importante se informar para que possamos nos prevenir. Cuidar de nossa saúde é declarar seu amor por você mesmo. Esperamos que nossas funcionárias sejam multiplicadoras de informações e repassem para seus familiares", incentivou a diretora.

Ascom/Juazeiro