RedeGN - Prefeitura de Lagoa Grande lança Programa Cidade Limpa com máquina para varrição mecanizada

Prefeitura de Lagoa Grande lança Programa Cidade Limpa com máquina para varrição mecanizada

Ruas e avenidas sujas ou polvilhadas de areia podem provocar acidentes. Uma pista com detritos aumenta as chances de deslizamentos durante uma frenagem mais brusca de um veículo e, consequentemente, pode resultar em colisões. Por isso, ao pensar na segurança do cidadão, a Prefeitura de Lagoa Grande através da secretaria de infraestrutura e meio ambiente está lançando o Programa Cidade Limpa e acaba de adquirir um veículo mecanizado para as varrições mais eficiente das vias. O novo equipamento é um sonho antigo do ex-prefeito da cidade e atual secretário de planejamento, orçamento e gestão, Robson Amorim e que o atual Prefeito, Dhoni Amorim colocou como uma das grandes ações de sua gestão para a limpeza urbana. Lagoa Grande é a única cidade do sertão do Vale do São Francisco a dispor desta nova tecnologia.

Segundo o secretário da infraestrutura, Gleidson Castro – “Este novo equipamento vai trazer mais economia pois, minimiza os custos do município com a limpeza urbana, uma vez que realiza com duas pessoas – um operador e um agente de limpeza – o trabalho equivalente de até 16 garis. Que neste caso, vamos remanejá-los para outras áreas com trechos mais estreitos, calçadões, podas, reconstrução de meios-fios, etc.  A velocidade da limpeza pela máquina também é um fato importante pois atende vários logradouros no menor espaço de tempo. A população ganha muito com uma cidade mais bem cuidada”. Sentencia o secretário.  

A atuação da máquina também diminui a quantidade de material que chega às galerias de águas pluviais provocando menor entupimento das artérias de escoamento pois, a mesma já recolhe a sujeira e deposita em reservatório próprio com capacidade de até 900kg. Este modelo já vem com os guinchos d’água para diminuir a intensidade da poeira e com duas escovas giratórias. Esta tecnologia veio da empresa espanhola Ausa e já começou a operar em todo o centro da cidade, Distrito de Jutaí e Vermelhos. A varrição mecanizada ocorrerá de segunda a sexta feira e aos sábados sempre após a feira livre. No momento do lançamento do Programa Cidade Limpa e o início da operação da máquina de varrição, acompanharam o Prefeito Dhoni Amorim, os vereadores: Carlinhos Ramos, Olavo Marques, Lindaci Amorim, Erasmo de Farias e Joaquim da Rocinha.

Ascom Lagoa Grande