RedeGN - Adolfo Viana apresenta projeto exigindo a retomada das obras do Parque Eólico de Casa Nova

Adolfo Viana apresenta projeto exigindo a retomada das obras do Parque Eólico de Casa Nova

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) apresentou Projeto de Indicação (PI) exigindo a retomada das obras do parque eólico no município de Casa Nova. Trata-se de um empreendimento que promete tornar a região do Vale do São Francisco um dos pólos de produção de energia no Brasil, com capacidade de produzir 234 mega watts (MW) por mês. O que daria um respiro aos rios que precisam regular barragens hidrelétricas, como o São Francisco.

Estudos apontam que os reservatórios das hidrelétricas do Rio São Francisco se tornaram inviáveis e que outros investimentos são extremamente necessários. As obras de implantação de energia eólica, iniciadas em 2011, com investimentos orçados em R$ 930 milhões estão paradas e sem previsão de conclusão.

Fato que para o parlamentar tucano é um absurdo, pois além de deixar de beneficiar toda a região, por se tratar de uma fonte de energia mais econômica, a cidade de Casa Nova perdeu receita e sofre com o aumento da taxa de desemprego.

"A interrupção das obras tem afetado toda a economia local, os comerciantes da cidade tiveram prejuízos. Eu espero que o governo do estado, interceda junto a CHESF o mais rápido possível. Faltam menos de 40% para concluir as obras. Este parque funcionando levará energia para mais de 600 mil pessoas", ressalta Adolfo Viana.

Ascom/Adolfo Viana