RedeGN - SESP realiza mais uma ação do programa Jogue Limpo com sua Cidade

SESP realiza mais uma ação do programa Jogue Limpo com sua Cidade

Dentro das ações do programa "Jogue Limpo com sua Cidade", a Secretaria de Serviços Públicos na última sexta-feira (5), realizou mais um recolhimento de material descartado irregularmente na calçada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), resultado da falta de colaboração de alguns cidadãos que continuam jogando no local grandes quantidades de resíduos, a exemplo de entulhos, garrafas pet, móveis, latas, entre diversos outros objetos que se amontoam e formam um verdadeiro arsenal contra o meio ambiente e a saúde pública. No total foram recolhidos cerca de 30 toneladas de material. 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, esse local é limpo frequentemente pela SESP. "Somente este ano a limpeza já foi efetuada 20 vezes e mesmo diante da intervenção da SESP a população continua a despejar material na calçada da CDL", disse Fernando.

Visando o bem-estar da própria comunidade, a Secretaria utiliza diversos meios para vencer uma verdadeira batalha contra o péssimo hábito de jogar lixo na rua. Nesse sentido foi lançada no mês de abril, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), o projeto "Jogue Limpo com sua Cidade", que tem como objetivo reprimir o descarte irregular de resíduos sólidos e de construção civil em Juazeiro, baseada na Lei Municipal nº 1708/2003 que regulamenta o código de limpeza urbana, e o código de Postura, lei nº 1439/95.

"Através das ações da campanha, aqueles que forem flagrados jogando lixo e entulho nas vias públicas e terrenos particulares serão multados, bem como os proprietários dos terrenos onde esses materiais são depositados, pois é de responsabilidades destes a limpeza e construção dos muros dos imóveis", explicou o secretário.

O gestor também enfatiza que a Prefeitura executa de forma efetiva a sua parte da limpeza da cidade, mas cada cidadão também deve cooperar evitando que o descarte irregular de lixo tenha continuidade. "A coleta domiciliar é realizada em todos os bairros de Juazeiro e a Prefeitura também destinou um terreno público ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Tabuleiro, para a colocação de entulho. Por isso não há necessidade de descartar o lixo em outro local que não seja em frente à própria residência no dia da coleta", colocou o secretário.

Fernando ainda informa que a população pode contribuir com a manutenção da limpeza da cidade realizando a denúncia, caso flagre algum cidadão descartando lixo irregularmente nas vias ou em terrenos.  A denúncia pode ser feita na Secretaria de Serviços Públicos através do telefone (74) 3612-5411. 

Ascom/Juazeiro