RedeGN - Representando comissão da ALBA, Zó visita Ponto Novo

Representando comissão da ALBA, Zó visita Ponto Novo

O presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Zó (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (28), na cidade de Ponto Novo, norte do estado. O objetivo da visita foi dialogar com as comunidades de várias localidades pertencentes ao município de Queimadas que na última terça-feira (26) interditaram a BR407. Além de Zó, a reunião contou com a presença do deputado estadual Bobô (PCdoB), vereadores, lideranças comunitárias e populares.  Ao todo, dez comunidades se dizem prejudicadas com o projeto de lei que define o limite territorial entre as cidades de Ponto Novo e Queimadas.

Segundo o líder do movimento, Bernaldino Matos, algumas comunidades, a exemplo de Marrecas, ultrapassam uma distância de 60 km para Queimadas, enquanto que para Ponto Novo são de 9 km. “Nós nos sentiremos prejudicados caso tenhamos que pertencer definitivamente a Queimadas. A escola dos nossos filhos, o atendimento de saúde, serviços de infraestrutura e comércio todos são em Ponto Novo,” afirmou Bernaldino.

De acordo com Zó, os questionamentos surgidos durante a reunião serão levados para conhecimento da comissão. “A vinda aqui foi para escutar a comunidade e montar um diagnóstico. Na próxima semana vamos começar a resolver com decisões baseadas em estudos da SEI, do IBGE e na opinião da comunidade, principal interessada”, avaliou.

Encaminhamentos

Na quarta-feira (3), haverá uma reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação em Salvador, que contará com os prefeitos das duas cidades, Queimadas e Ponto Novo.  

Nina Dourado Ascom Dep. Zó