RedeGN - Secretário de Serviços Públicos de Juazeiro orienta população quanto as penalidades para quem descarta lixo em locais inadequados

Secretário de Serviços Públicos de Juazeiro orienta população quanto as penalidades para quem descarta lixo em locais inadequados

O secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, Fernando Dantas, foi convidado do programa Geraldo José nesta quarta-feira (13). Na oportunidade, o secretário explicou como estão sendo realizadas as atividades da campanha "Jogue Limpo com sua Cidade", que vem sendo realiza desde o início do ano como objetivo de incentivar os proprietários de terrenos a manter limpas áreas particulares e conscientizar a comunidade sobre a importância de descartar o lixo nos locais adequados.

“Nós temos um problema grave em Juazeiro que é o descarte de lixo domiciliar e de entulhos indevidamente. Não é obrigação da prefeitura limpar terrenos particulares e por isso essa campanha acontece tanto para conscientizar a população como notificar os donos de terrenos que estão desrespeitando as normas”, frisou Dantas.

Além do trabalho de conscientização, a campanha está notificando proprietários de terrenos abandonados pela cidade que são os principais locais de acúmulo de lixo. Após a notificação o dono do terreno tem um prazo de 5 dias para efetuar a limpeza dos imóveis e 30 dias para construir o muro e pavimentar as calçadas. Os que se negarem a cumprir as normas estarão sujeitos a multa. De acordo com Dantas, moradores que também forem denunciados jogando lixo pela cidade também estão sujeitos a penalidades.

O secretário expôs ainda que os moradores que estão realizando construções e reformas em suas residências devem estar atentos ao descarte correto dos entulhos. “É de responsabilidade de quem está fazendo reformas, trabalhos de construção, descartar corretamente os entulhos. A população precisa ter consciência disso e parar de jogar lixo nas vias públicas”, disse.

Durante a entrevista, Fernando Dantas, salientou os riscos que a população está exposta jogando lixo em locais inadequados. “O lixo acumulado inadequadamente pode provocar uma proliferação de ratos, baratas, incidência de mau cheiro e deixar o ambiente insalubre para a vizinhança”, salientou o secretário.

Os moradores que quiserem fazer reclamações de lixo acumulado em terrenos baldios, nas ruas, bem como tiver outras demandas de responsabilidade da SESP, podem fazer a denúncia através do telefone (74) 3612-5411.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José