As secretarias de Serviços Públicos (SESP) e de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), prosseguem com as ações da campanha "Jogue Limpo com sua Cidade", que tem como objetivo incentivar os proprietários de terrenos a manter limpas áreas particulares e conscientizar a comunidade sobre a importância da colaboração para a promoção de uma cidade mais agradável.
Desde o inicio da Campanha, no final de abril, até o momento 14 proprietários de terrenos foram notificados. Três destes imóveis passaram por limpeza e receberam muros em ações empreendidas pelos donos; outros dois também já foram limpos e estão em processo de construção dos muros. Além disso, três proprietários de terrenos receberam multas por não cumprirem as notificações e essas áreas foram limpas pela SESP, que irá encaminhar o relatório com o custo do serviço à Secretaria da Fazenda do município para procedimento de cobranças.
O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, explica que dentro das ações da campanha, após a notificação o proprietário tem um prazo de 5 dias para efetuar a limpeza dos imóveis e 30 dias para construir o muro e pavimentar as calçadas. Vencido o prazo, os fiscais voltarão aos mesmos imóveis para vistoria e os que não passaram pelas adequações serão multados.
Este trabalho atende em conformidade com a lei nº 1708/2003, que dispõe sobre a limpeza pública do município de Juazeiro, e o código de postura, lei nº 1439/95. Essa penalidade também pode ser aplicada a qualquer pessoa que jogar lixo e entulho nas vias e nos terrenos públicos ou particulares. "Por isso é muito importante que os proprietários façam sua parte, murando os imóveis e impedindo que os mesmos se tornem depósitos irregulares de lixo e entulho", explicou o secretário.
Fernando informa ainda que as pessoas com reclamações de terrenos baldios podem entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos para fazer a denúncia através do telefone (74) 3612-5411. "A proposta do governo municipal é tornar o cidadão um bom parceiro na conservação da limpeza da cidade. Com isso evitamos o acúmulo de entulhos, a proliferação de animais peçonhentos e insetos causadores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue", finalizou Fernando.
Ascom/Juazeiro
3 comentários
13 de May / 2015 às 08h54
O que estas secretarias deveriam fazer É OBRIGAR OS DONOS DE TERRENOS A MANTEREM OS MESMOS LIMPOS OU SERIAM MULTADOS PELO ORGÃO, aqui em Juazeiro o que mais tem é terrenos BALDIOS trazendo transtornos as residencias,OU ELES CONSTROEM OU MURRAM OU SERIAM TOMADOS PELA PREFEITURA,na verdade terrenos BALDIOS não traz nenhum beneficio ou desenvolvimento para uma cidade,o bairro JARDIM VITORIA É EXEMPLO DESTES TRANSTORNOS existem varios terrenos baldios com LIXO,MATO INSETOS,RATOS E ATÉ COBRAS sem falar os bandidos que se encondem neles e praticam ASSALTOS que é mais um agravante,SECRETARIAS coloquem o CÓDIGO DO MUNICIPIO PARA FUNCIONAR só assim terá uma solução.
13 de May / 2015 às 11h06
Para resolver este problema aqui ao lada da primeiro de maio, é muito fácil, só precisa que que o Secretário de Serviços Públicos, mande instalar uma câmera para vê os elementos que sujam aquela área, e aplicar a multa conforme o estabelecido na Lei Orgânica do Município, ou mesmo através da Justiça prende-los, lugar de irresponsável é na cadeia.
13 de May / 2015 às 11h07
Para resolver este problema aqui ao lada da primeiro de maio, é muito fácil, só precisa que que o Secretário de Serviços Públicos, mande instalar uma câmera para vê os elementos que sujam aquela área, e aplicar a multa conforme o estabelecido na Lei Orgânica do Município, ou mesmo através da Justiça prende-los, lugar de irresponsável é na cadeia.