RedeGN - Consumidores baianos terão conta de energia mais cara a partir desse mês

Consumidores baianos terão conta de energia mais cara a partir desse mês

Ficou definido nesta quarta-feira (14) um reajuste de 10,45% na conta de energia dos consumidores baianos. A decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que começará a aplicar novos valores a partir da quarta-feira (22).

O reajuste irá atingir 5,5 milhões de unidades consumidoras – entre casas, indústrias e pontos comerciais - em 415 municípios baianos. Para residências e comércio (baixa tensão), o reajuste será de 10,45%. Para a indústria (alta tensão), o aumento será de 13,34%. 

O novo valor foi aprovado após cálculo que considerou o aumento do custo de distribuição gerado pela inflação e de outros índices e encargos do setor. O reajuste foi aprovado durante Reunião Pública. Em março, a conta de luz já havia ficado mais cara após revisão tarifária extraordinária aprovada pela Aneel para 58 concessionárias. Na Bahia, a Coelba teve reajuste de 5,4%.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

Da redação com informações do Correio da Bahia