RedeGN - Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C

A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou mais uma capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30). O evento, que contou com aula prática no Centro de Saúde III, Angari, teve como público alvo os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo: capacitar os profissionais para realização da Testagem Rápida nas UBS, para que todas as gestantes atendidas no município possam ter acesso rápido a estes serviços. 

Com esta capacitação o município realiza uma das pactuações com a Rede Cegonha que é disponibilizar nos postos de saúde os testes para todas as gestantes, incluindo também outras populações vulneráveis, como: usuários com tuberculose, profissionais do sexo, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas em situação de rua, etc. Os profissionais também participaram de dinâmicas com práticas de aconselhamento, para que sejam capazes de atender com qualidade os pacientes tanto nos momentos dos resultados reagentes (positivos) ou não reagentes (negativos). O encontro foi estendido ainda aos enfermeiros dos municípios da microrregião. 

A ação ainda visa facilitar o acesso ao diagnóstico no âmbito da atenção ao pré-natal, a fim de reduzir a morbimortalidade materno-infantil do município de Juazeiro e da microrregião, otimizando os serviços na atenção básica. "É importante o diagnóstico precoce e inicio do tratamento em tempo hábil, permitindo assim que maiores complicações à saúde da mãe e do bebê surjam com a transmissão vertical do HIV, hepatite B e sífilis congênita. Este é mais um compromisso do município", afirmou a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro.

Zilene de Castro destaca ainda que a capacitação também vai ajudar no fortalecimento da rede regional, "melhorando os cuidados e assegurando a mulher, ao bebê e a população em geral melhores serviços para diagnóstico das DST", concluiu. Em Juazeiro, de 2010 até 30 de setembro de 2014 foram notificados e confirmados 29 casos de HIV em gestantes. De 2013 a 2014, três gestantes foram diagnosticadas com hepatite B. Em 2013 foram detectados 38 casos de sífilis em gestantes e em 2014, 29 casos.

Por Vânia Castro/SESAU