RedeGN - Mineração Caraíba realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Mineração Caraíba realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A Mineração Caraíba encerra nesta sexta-feira (11), a 31ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração. O evento teve início na segunda-feira (07), no auditório central da empresa, com uma programação especial dedicada ao Dia do Mundial do Meio Ambiente (comemorado dia 05 de Junho), onde foram apresentadas duas palestras, “Arqueologia no Contexto de Projeto Surubim”, ministrada pela Doutora em Arqueologia, Cristina de Cerqueira Silva e “Descarte Adequado de Resíduos”, que foi ministrada pelo Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Caio Cruz Lima.

Após as palestras, os visitantes e funcionários da Companhia participaram de uma Feira de Artesanato Sustentável e Exposição de Produtos Recicláveis, no pátio central do prédio administrativo, onde artesãos do município de Jaguarari expuseram diversos produtos como, doces e geléias feitos do umbú, sandálias, bolsas e chapéus feitos do couro de bode, entre outros. Completando a programação ao Dia do Meio Ambiente, os alunos do Colégio Municipal Pedro Calmon, do Distrito de Pilar, participaram de uma atividade prática no viveiro de mudas da empresa, onde são cultivadas diversas espécies nativas da caatinga.

Na terça-feira (08), o evento foi dedicado aos cuidados no trânsito, com a apresentação de uma peça teatral encenada pela equipe de Melhoria Contínua, Bornita Minério e uma palestra sobre direção defensiva, ministrada pelo Subtenente da Polícia Militar da Bahia e Instrutor de Trânsito, Roberto Lima Brito. Quarta-feira (09), foram realizadas três palestras abordando os seguintes temas: “Prevenção da Dengue”, ministrada pela Coordenadora do Centro de Saúde Vale do Curaçá, Marta Braga, e pelo Grupo de EMC Vida e Perseverança. O segundo tema do dia abordou o universo das “Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Aids”, e foi ministrada por Célia Cristina Felix, Assistente Social da Secretaria de Saúde de juazeiro. A terceira e última palestra foi apresentada pela área de Serviço Social da empresa e trouxe uma viagem pelo mundo das drogas e do álcool e contou com depoimentos de funcionários e ex-usuários que participam do Programa de Prevenção da Dependência Química e do Álcool mantido pela empresa. 

A programação nesta quinta-feira (10) contou com palestra sobre a Evolução da Segurança, que foi ministrada por Rafael Nery, Operador de Eletrólise da Mineração Caraíba e com a palestra “Comportamento Seguro”, proferida pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho da Jacobina/Yamana Mineração. Na sexta-feira (11), último dia do evento, haverá palestra sobre Prevenção à Saúde Masculina, que será ministrada pelo Médico e Clínico Geral, Dr. José Alberto Veloso, o lançamento da Campanha Família em Ação e apresentação teatral sobre Comportamento, do Grupo de Teatro da Mineração Caraíba. Além das palestras, o evento contará com o apoio da área de saúde de empresa que vai estar realizando todos os dias atendimento para aferição de pressão arterial, medição de índice de massa corpórea e testes rápidos de medição de glicemia nos participantes do evento.

Segundo Ernesto Machado, Coordenador de Saúde e Segurança da Companhia, o objetivo do evento é disseminação da prevenção para saúde e segurança dos trabalhadores. “Em nossos eventos internos nós focamos sempre o comportamento seguro como instrumento de mudança cultural, não somente no modo de agir dos nossos funcionários durante a realização do seu trabalho, mas também disseminando esta cultura no contexto regional em suas atividades diárias junto com a família e na própria comunidade”, destaca Ernesto machado.