RedeGN - Mutirão de saúde do Outubro Rosa chega à comunidade do Henrique Leite nesta sexta-feira

Mutirão de saúde do Outubro Rosa chega à comunidade do Henrique Leite nesta sexta-feira

Dando continuidade às ações do movimento Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina levará nesta sexta-feira (10) os serviços básicos de saúde de prevenção e promoção à saúde para a comunidade do Henrique Leite. O evento começará às 8h e se estenderá até 12h.  

“O evento é aberto a toda população de Petrolina, mas, especialmente, aos moradores do Henrique Leite e bairros vizinhos. Lembramos que os homens também devem comparecer, já que o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino”, destaca a coordenadora do Sistema de Informação do Câncer de Petrolina – SISCAN Wanicleidy Passos. 

Exame Clínico da Mama (ECM), consultas médicas com mastologistas, atividades educativas, agendamento para realização de mamografias serão ações promovidas pelas equipes de Saúde da Família (ESF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e profissionais da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI).

No primeiro mutirão realizado na Vila Eduardo cerca de 200 pessoas procuraram os serviços e puderam se informar mais e melhor sobre o câncer de mama. “Nosso intuito é atingir cada vez mais mulheres para aprenderem a realizar o autoexame e conhecer sobre o câncer de mama, esta é uma campanha de alerta a todas!. Quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, maiores serão as chances de cura”, alerta a gestora da pasta Lucia Giesta.

Por Gabriella Moura Ascom