RedeGN - Ações para promover a cultura exportadora no Vale do São Francisco foram discutidas durante o 10º Secomex da Facape

Ações para promover a cultura exportadora no Vale do São Francisco foram discutidas durante o 10º Secomex da Facape

Criar um grupo para orientar e apoiar o desenvolvimento da cultura exportadora no Vale do São Francisco foi a pauta principal de uma reunião que aconteceu na última semana na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O encontro fez parte da programação do 10º Seminário de Comércio Exterior da faculdade (Secomex).

A reunião contou com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Estado de Pernambuco (AD DIPER), Banco do Brasil, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e Facape. Juntos, eles discutiram ações conjuntas que possam contribuir para a efetividade da interiorização da cultura exportadora, que atualmente é motivada pelos governos federal e estaduais e por uma cadeia de órgãos e empresas nacionais.

Segundo o coordenador do curso de Comércio Exterior da Facape, Antônio Cláudio Pires, o objetivo é estimular os micros, pequenos e médios empresários regionais a participarem desta cultura de exportação, incentivando a distribuição dos seus produtos no exterior. Outra proposta é inserir os alunos e profissionais de Comércio Exterior oriundos da Facape nessa cultura de comercialização internacional, como facilitadores para estes empresários durante o processo.

“Nós estamos regionalizando essas ações, com isso, movimentamos a cadeia e damos os primeiros passos no sentido de interiorizar a cultura da exportação dos micros, pequenos e médios potenciais exportadores do Vale do São Francisco“, explicou.

As discussões serão retomadas no dia 29 deste mês, com a realização de um workshop na Facape com a presença de todos os participantes deste primeiro encontro, além de outros profissionais e estudantes que tenham interesse no assunto.

Asscom