RedeGN - Prefeitura de Petrolina mobiliza participação de radialistas no Selo Unicef Município Aprovado

Prefeitura de Petrolina mobiliza participação de radialistas no Selo Unicef Município Aprovado

Os radialistas de Petrolina estarão recebendo nos próximos dias uma visita de uma equipe local que articula as ações do Selo UNICEF Município aprovado. A iniciativa é da ONG Escola Brasil e do órgão das Nações Unidas que desenvolveram um projeto de rádio que vai ajudar o município a conquistar o Selo UNICEF. Será o primeiro contato da equipe com os radialistas da cidade. 

O trabalho já foi iniciado com um levantamento das emissoras, levando em consideração o formato (comunitárias ou comerciais). Segundo a articuladora Cristina Gondin, O próximo passo é a visita quando os coordenadores vão conversar com os radialistas sobre o papel do rádio para informar e mobilizar a comunidade. Na ocasião serão apresentados os produtos que deverão ser veiculados para estimular a participação da comunidade. Na visita, os profissionais do rádio irão preencher um cadastro com algumas informações que irão formalizar a parceria. 

De acordo com Salete Silva e Eder Braga da escola Brasil e o UNICEF /Brasília, o projeto foi idealizado pela Escola Brasil e Unicef em 2006 na mobilização de radialistas para a divulgação dos direitos da criança e do adolescente. A Escola Brasil produz o boletim Rádio pela Infância, distribuído em todo o país. Para a articuladora Luzimar Amariz, a participação dos comunicadores é fundamental para a divulgação das ações e interação com a comunidade. No mês de abril o Rádio pela Infância começou a ser enviado aos radialistas dos municípios inscritos no Selo. Após o cadastramento, o radialista vai receber:

Jota Menezes Ascom PMP