RedeGN - Programa Saúde Bucal nas escolas municipais de educação de Casa Nova

Programa Saúde Bucal nas escolas municipais de educação de Casa Nova

Para contribuir com a instituição de uma prática preventiva aos problemas voltada a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova lançou o “Programa Saúde Bucal nas Escolas Municipais”. O projeto, que realiza atendimento dois dias por semana nas escolas da rede municipal de ensino, acontece através da realização de palestras, distribuição de kits de higiene bucal e orientação para a realização da escovação, além de executar restaurações, pequenas cirurgias e aplicação de flúor. “É um momento voltado à prevenção, ao debate, ao tratamento e a conscientização da importância do trato com a boca”, explica o coordenador do programa, Jorge Luiz.
 
O coordenador destaca que a educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter a saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Ele diz que é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras. “Geralmente essas crianças não vão ao dentista com regularidade, porque não gostam de dentistas, ou por questões financeiras, por tanto através deste projeto o dentista vai até a criança, no meio que ela convive que é a escola”.
 
De acordo com a diretora da Escola Municipal Solon Xavier, Elisabete Santos, a iniciativa da Secretaria de Saúde está dando certo e tem uma grande aceitação por parte dos alunos. “De forma lúdica, a equipe apresenta as formas de prevenção e higienização para as crianças e durante o tratamento elas ficam mais a vontade”. Para a realização do atendimento odontológico, os pais devem assinar uma declaração autorizando o tratamento. A dona de Casa, Tatiana Matos, comemora as pequenas cirurgias realizadas na filha de oito anos, aluna da escola Solon Xavier.

Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN