RedeGN - Prefeitura de Juazeiro e UNICEF iniciam Semana do Bebê neste domingo (11)

Prefeitura de Juazeiro e UNICEF iniciam Semana do Bebê neste domingo (11)

Começa na madrugada deste domingo, 11, a Semana do Bebê em Juazeiro, mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ. Na abertura, dia 11, Doulas da Maternidade de Juazeiro acompanharão a partir da meia noite do dia 10 o primeiro bebê que nascer na unidade hospitalar. O evento segue até dia 17 de maio e as instituições parceiras, além das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social realizarão ações intersetoriais dentro do tema: “Amamentação: alimento, amor e proteção”, em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Juazeiro.

No dia 12 de maio, a programação prossegue com a entrega da Chave da Cidade pelo prefeito Isaac Carvalho ao primeiro bebê que nasceu na Maternidade. Haverá ainda entrega de enxoval e acompanhamento da família da criança ao domicílio. Também no dia 12, acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf (Miniauditório 2), campus de Juazeiro, Mini-curso sobre manejamento da Amamentação: Tópicos Básicos. A atividade será ministrada pela Profa.  Mônica Cecília do Colegiado de Enfermagem da universidade, 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. O evento será aberto a comunidade em geral.

Dia 16 de maio, será o dia da Culminância da Semana do Bebê com a concentração de mais de cem mães na Praça 15 de Julho, às 8h, com uma passeata das mães com os filhos até a Praça da Misericórdia. Na praça será promovida uma Feira Infantil com serviços direcionados para crianças e adolescentes feitos pelas Secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social, UNIVASF, além das instituições ABRINQ e UNICEF.

No momento da amamentação, às 9h, ocorrerá uma bênção para as mães como também para o público presente, em seguida haverá uma apresentação musical das crianças da Instituição Professora Cristina e distribuição de brindes e kits de alimentação - para as mães cadastradas - pelas Secretarias de Educação e Saúde, respectivamente. O encerramento da Semana do Bebê será dia 17 com o acolhimento promovido pela FASJ nas Casas de Passagem Rosa Menina e Messe de Amor.

Vânia Castro/SESAU