RedeGN - Carreta do Senac em Juazeiro já realizou quase duas mil formações

Carreta do Senac em Juazeiro já realizou quase duas mil formações

Em maio deste ano a unidade da Carreta Móvel do Senac completará dois anos de atividades no município com a realização de cursos e ações extensivas à educação profissional, com destaque para as áreas de turismo e hospitalidade. O trabalho é uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Até março deste ano já foram realizadas a formação técnica de 1870 pessoas, segundo o Senac. Os cursos e oficinas são ministrados durante o período de 4h/dia, tendo o número máximo por grupo de 14 pessoas. “O Senac é uma empresa de educação profissional. Por isso nos preocupamos com a inserção do aluno no mercado de trabalho e não somente com a preparação das receitas, mas também como reverter isso para o preço de venda, a qualidade na preparação de alimentos, a higiene e a manipulação destes”, observou o instrutor responsável, Marcos Correia. 

Os alunos que buscam a Unidade Móvel dispõem de modernos equipamentos que reproduzem um ambiente pedagógico específico, climatizado, com vídeo, TV, antena parabólica, equipamento de som, projetor de imagens, computadores, cozinha e bar completos, com toda infraestrutura necessária para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em dois anos de atividade no município, o público que tem buscado a formação é formado por donas de casa, segundo Marcos Correia. Número que chega a 90%. “Essas mulheres buscam aperfeiçoar o que já sabem. Outras já trabalham com a produção de alimentos e querem conhecer novas técnicas culinárias”, informa Correia. 

Questionado sobre porque as capacitações não tem tido a participação de setores da Rede Hoteleira, por exemplo, Marcos acredita que ainda falte conscientização, “por parte dos empresários e dos próprios profissionais. O fato de já trabalharem por muito tempo no setor, às vezes, gera a falsa idéia de que não precisam se reciclar. A mecanização do serviço acaba atrapalhando esse desenvolvimento do mercado de trabalho”, observa o instrutor.

Bom para a dona de casa Mônica Simone de Jesus. Ela que já está no quinto curso e já perdeu a conta do número de oficinas que participou, revela que chegou à Carreta por curiosidade. “Eu passava todos os dias pelo local e achava que era curso de enfermagem. Quando descobri o que era não perdi tempo. Gosto de cozinhar, e com o que estou aprendendo aqui melhorei muito meu desempenho na cozinha, principalmente, no meu trabalho com trufas. Foi uma maravilha porque agora estou me aprimorando e minha renda com isso aumentou”, revelou Mônica.

O primeiro contato de Lucilene de Souza com os cursos do SENAC foi em Janeiro deste ano. A dona de casa revelou que não gostava de cozinhar e assim como a colega também chegou à carreta por curiosidade. “Hoje não penso mais em parar. Recebemos muitas dicas e o professor é excelente. Até o prazer de cozinhar eu conquistei depois que estou aqui. Agora já penso em trabalhar com doces finos e ter o meu próprio dinheiro”, falou animada. Dona de um comércio de artigos para presentes em Juazeiro, Aparecida Macedo está no quinto curso e revelou que os doces finos do casamento da filha serão feitos por ela. “Com o aprendizado que estou tendo aqui posso garantir que estou apta a fazer, além de economizar também. E o melhor, será feito com muito amor”, disse Aparecida.

Assim como Mônica, Lucilene e Aparecida, muitas outras pessoas que já frequentaram os cursos oferecidos pela Carreta Móvel do Senac tem conquistado sua independência financeira. Se você está interessado em fazer parte desse público fique atento aos cursos que serão ministrados em abril. As inscrições já começam na próxima terça-feira, 25. As vagas são limitadas e os interessados devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, situada na Avenida Carmela Dutra Nº 689 – Orla I, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Acompanhe a programação abaixo.

OFICINAS

Dia 03/04/2014 Oficina de pizza das 18h às 22h (ISENTO)

Dia 04/04/2014 Oficina de Risoto das 18h às 22h (ISENTO)

Dia 14/04/2014 Oficina de Abará das 13h às 17h (ISENTO)

Dia 14/04/2014 Oficina de Acarajé das 18h às 22h (ISENTO)

Dia 15/04/2014 Oficina de Higiene e Manipulação de Alimentos das 08h às 12h (ISENTO).

CURSOS

Bombons e Ovos de Páscoa de 07/04 a 11/04 das 18h às 22h Valor 20,00

Culinária Baiana 07/04 a 11/04 das 08h às 12h Valor 25,00

Culinária de Forno de 24/04 a 30/04 das 13h às 17h – Valor 20,00

Sobremesas de 24/04 a 30/04 das 18h às 22h – Valor 20,00

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro