RedeGN - Jovens de Sobradinho recebem Certificado de Dispensa de Incorporação da Junta Militar

Jovens de Sobradinho recebem Certificado de Dispensa de Incorporação da Junta Militar

É através do alistamento militar que os jovens com idade a partir de 18 anos se apresentam prontos para prestar o Serviço Militar. Para as impossibilidades de incorporação ou matrícula de todos nas Organizações Militares, muitos são dispensados e recebem o documento que comprova que a pessoa se alistou em alguma Força Armada – o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI.

Depois de mais de um mês de trabalho, a Junta de Serviço Militar de Sobradinho – JSM, alistou 82 jovens. Sexta-feira(14) eles receberam em frente ao Paço Municipal, os seus CDIs, no qual prestaram o compromisso à bandeira, ficando sujeitos a convocações de emergência. Os dispensados do Serviço Militar inicial são necessários à reserva das Forças Armadas, disponíveis para determinados fins.

Na solenidade, o secretário da JSM, Tenisson Bispo, falou da importância do alistamento e da regularização dos cidadãos brasileiros nas Forças Armadas. “Estes documentos são fundamentais para a vida do cidadão, já que quem não possui a carteira de reservista, por exemplo, não pode ingressar em concursos públicos, vestibulares de universidades públicas, nem ter cargos na administração, seja municipal, estadual ou federal. E completou: "agora, o jovens sobradienses estão aptos para qualquer convocação. Depois de tantas dificuldades, nós conseguimos fazer a JSM funcionar com dignidade. Estamos aqui para começar uma nova caminhada”, comemorou o secretário.

O prefeito Genilson Silva (PT) disse que o município dá mais um passo no processo de civilização e que aos poucos, Sobradinho adquire decência para uma moradia com dignidade e, emocionado lembrou das dificuldades, da falta de estrutura para o funcionamento da Junta. “Estamos no caminho certo. O cidadão não precisa mais se deslocar para conseguir o documento, porque aqui mesmo em Sobradinho isso já é possível. É uma realidade”, finalizou o prefeito.

Natália Aguiar Ascom PMS