RedeGN - Campanha de prevenção às DSTs e Aids lançada pelo Ministério da Saúde

Campanha de prevenção às DSTs e Aids lançada pelo Ministério da Saúde

Com a proximidade de festas populares como o Carnaval, a Copa do Mundo e o São João, o Ministério da Saúde (MS) resolveu lançar uma campanha esta semana objetivando estimular o uso de preservativo durante os eventos, a fim de prevenir a população quanto às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Através do slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, o órgão visa alertar a população em geral – na faixa etária dos 15 aos 49 anos, principalmente – a se prevenir durante todo o ano.

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) destaca importância da campanha e reforça a necessidade do uso da camisinha. “A população como um todo, principalmente a sexualmente ativa, deve atentar para os perigos das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids e buscar se prevenir através do uso de preservativos nas relações sexuais, não só nas festas populares como o Carnaval, mas durante todo o ano. Neste evento, vale salientar, serão distribuídos preservativos gratuitamente; em Salvador, especificamente, serão 1.765.440 e, ao todo, 104.249.194 preservativos distribuídos no país. Quero reforçar ainda que, quando a dúvida existe, a melhor saída é fazer o teste que identifica o HIV e, em caso positivo, iniciar o tratamento o mais cedo possível”, frisa a parlamentar.

Dados divulgados no site do Ministério da Saúde apontam que a epidemia de Aids no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20 casos da doença a cada 100 mil habitantes, o que corresponde a cerca de 39 mil novos casos da doença por ano. Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com o vírus HIV; desse número, 150 mil desconhecem sua situação. Atualmente, estão em tratamento com medicamentos antirretrovirais, ofertados pelo SUS, cerca de 340 mil pessoas.