RedeGN - Agropecuária terá planejamento estratégico para duas décadas

Agropecuária terá planejamento estratégico para duas décadas

"A Bahia tem uma matriz produtiva muito grande. Aqui produzimos praticamente tudo”, afirma o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, destacando a importância de o Estado ter um amplo planejamento para o desenvolvimento da agropecuária nos próximos 20 anos. “Nossa meta é organizar este planejamento até outubro deste ano”, disse ele. Para tanto, informa Salles, a Seagri está articulando a implantação de 16 câmaras setoriais, que vão abrigar 20 cadeias produtivas eleitas como prioritárias. Até o momento já foram criadas e instaladas as câmaras do Cacau, do Leite, da Carne, (com setores temáticos de aves/suínos, caprino-ovinos e bovinos/bubalinos) e das Fibras Naturais.

Estão sendo organizadas as câmaras da Apicultura; Algodão; Seringueira; Cana de Açúcar e derivados; Mandioca; Café; Grãos; Pesca e Aqüicultura; Biodiesel; Olericultura, Silvicultura e Fruticultura. Estas 12 câmaras serão instaladas no dia 28 deste mês, num grande evento que já está sendo organizado.

O secretário explica que “não podemos ficar apagando incêndios e resolvendo questões pontuais. Devemos, e vamos fazer, um planejamento estratégico para o setor, criando condições para o desenvolvimento da agropecuária da Bahia”. Salles disse que este planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, estradas, defesa animal e vegetal, capacitação, assistência técnica e crédito assistido.

Seagri-Ba