RedeGN - Projeto Focal em Hanseníase de Petrolina é aprovado pelo Ministério da Saúde

Projeto Focal em Hanseníase de Petrolina é aprovado pelo Ministério da Saúde

O projeto Focal em Hanseníase de Petrolina foi idealizado e construído pela diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do município, com o foco para a descoberta de novos casos da doença e a realização do tratamento oportuno destas pessoas em áreas de maior concentração de hanseníase. “Primeiramente, identificamos cinco áreas focais da doença em Petrolina, estas serão trabalhadas pelas equipes de profissionais das unidades de Saúde de cada comunidade através do tratamento mais direto dos pacientes e da busca ativa de novos casos da doença, a fim de quebrar a cadeia de transmissão da hanseníase”, explicou o técnico de Epidemiologia Francisco Freitas.

As áreas focais contempladas pelo projeto são Vila Eduardo, Dom Avelar, João de Deus, São Gonçalo/Alto da Boa Vista e Izacolândia, locais onde correspondem a 37% dos casos de hanseníase em Petrolina. Até o momento, já foram notificados 270 novos casos de hanseníase no município.

“As equipes de profissionais das unidades de saúde destas comunidades serão capacitados e treinados e nosso intuito é dar início ao projeto a partir de janeiro de 2014”, declarou a diretora de Vigilância em Saúde Elizângela Araújo. Para a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, a aprovação do projeto é um avanço importantíssimo para o município. “Sabemos que Petrolina é uma região hiperendêmica para hanseníase, por isso temos uma equipe comprometida em traçar estratégias para prevenir, controlar e tratar os atuais e novos casos da doença. Parabenizo a equipe pelo empenho e dedicação em cuidar com seriedade da saúde da população”, destacou a gestora.

Ascom - Prefeitura Municipal de Petrolina Imagem Ilustrativa