O Governo da Bahia comemora o resultado do leilão de energia do tipo A-5, realizado, sexta-feira (13), pelo Ministério de Minas e Energia. Pela primeira vez, um estado vende um total de 1000,8 MW (1GW), que representa 42% do total negociado (2.337MW), num só leilão. Entre os 97 projetos contratados pelo governo federal, 41 projetos foram na Bahia. “Este leilão foi um sucesso para a Bahia. É um resultado vitorioso e histórico. O volume de projetos contratados nos coloca num patamar de liderança no setor. Certamente, seremos o maior estado eólico do Brasil”, afirmou o secretário da Casa Civil, Rui Costa ao explicar que a contratação de hoje resultará em, pelo menos, R$3 bilhões de reais em novos investimentos para o estado.
Dentre os vencedores do certame, destacam-se a Renova, a Casa dos Ventos, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Energias Renováveis (CER) e Sequoia. No histórico dos leilões, a Bahia se aproximou, definitivamente, do Rio Grande do Norte. A diferença entre esses estados, que era de quase 1 GW ao final de 2012, encerra 2013 com pouco mais de 50 MW. Agora, a Bahia conta com um montante de algo em torno de 3.000 MW contratados em leilões. A Bahia é, também, o único estado a ter projetos comercializados em todos os leilões realizados pelo ministério.
Secom Bahia
3 comentários
15 de Dec / 2013 às 09h27
Oxente, não era mesmo este desgoverno que dantes oposição condenava toda prática de privatização do DEM e PSDB? Agora comemora o que? Pense em um absurdo a Bahia tem precedentes, já dizia o saudoso Octávio Mangabeira.
16 de Dec / 2013 às 06h41
Em meio ao sucesso do festival de parques eólicos implantados e em construção neste Estado e em vários pontos do planeta, L A M E N T A M O S que a consciencia dos nossos governantes ainda tenha frestas para persistirem na concretização irresponsável de hidrelétricas, causando danos e impacto irreparáveis ao meio ambiente!
16 de Dec / 2013 às 17h16
Muito boa a sua observação, Sr. Douglas, mas, é bom que entendamos que preservação do meio ambiente neste País é só propaganda política!