RedeGN - Seminário na Univasf discute questões de ética em pesquisas científicas com seres humanos e animais

Seminário na Univasf discute questões de ética em pesquisas científicas com seres humanos e animais

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (Cedep) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove o 3º Seminário de Ética em Experimentação do Cedep, que este ano terá como tema: “Ética e Ciência, diálogos e incertezas”. O evento será realizado amanhã (4) e quinta-feira (5), no auditório da Biblioteca, no campus Petrolina Sede. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O seminário visa discutir questões relacionadas à ética envolvendo as pesquisas científicas desenvolvidas na universidade. “O evento também se propõe a esclarecer dúvidas que ainda persistem no âmbito da pesquisa e dos estudos científicos, como a submissão de projetos à Plataforma Brasil, a importância do médico veterinário em projetos que envolvam animais, de quem é o direito de exercer a eutanásia, entre outros pontos”, diz a professora Márcia Bento Moreira, vice-coordenadora do Cedep.

No primeiro dia do evento, a programação terá início às 16h. A abertura do seminário será realizada pelo presidente do Cedep, professor Alexandre Reis, que abordará o papel do comitê na universidade. Em seguida, haverá duas mesas redondas sobre os temas “Justiça, Ética e Eutanásia em Seres Humanos”, das 16h às 18h; e “Justiça, Ética e Eutanásia em Animais”, das 18h às 20h. Na quinta-feira, também a partir das 16h, serão realizadas mais duas mesas redondas sobre os temas “Autonomia da Ciência e Limites Éticos da Pesquisa Científica”, que vai até as 18h, e “Aprimoramento Humano e Animal, Eugenia em Questão e os Limites da Ação Humana na Natureza”, das 18h às 20h. Todas as mesas contarão com a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento. A programação completa está disponível no link abaixo.

Nos dois dias do seminário, a equipe do Cedep irá falar sobre normas de submissão de projetos relacionados a seres humanos e a animais nas sessões “Cedep Conversa Sobre”, que acontecem após as mesas redondas. “Todo e qualquer projeto que envolva seres humanos ou animais, de maneira direta ou indireta, deve ser encaminhado ao Cedep, quando o proponente é lotado na Univasf, ou a outro comitê de ética em pesquisa, seja em seres humanos ou em animais, quando o proponente for de outra instituição”, informa Márcia.

 

 

Ascom Univasf