RedeGN - Primeiro dia do IX SECOMEX é realizado na FACAPE com apresentação de professores e alunos de Comércio Exterior

Primeiro dia do IX SECOMEX é realizado na FACAPE com apresentação de professores e alunos de Comércio Exterior

Com o objetivo de destacar o mercado de trabalho bem como os desafios e as perspectivas do profissional em Comércio Exterior, foi realizado na noite desta quinta-feira (17), no auditório da biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), o IX Seminário de Comércio Exterior (SECOMEX) SIMFACAPE 2013. O evento tem como tema as "Alternativas para o Comércio Exterior frente às incertezas globais" e contou com a presença do Diretor Acadêmico da FACAPE, professor Antônio Habib, o coordenador do curso de Comércio Exterior, professor Antonio Cláudio Pires, além de palestrantes e estudantes da Instituição.

Uma das palestras da noite foi ministrada pela professora Socorro Macedo. Em sua apresentação, a professora ressaltou a importância do profissional em Comércio Exterior tanto no Vale do São Francisco, quanto nacionalmente. "A ideia de um evento como esse é de dar visibilidade para quais as oportunidades que existem. Mostrar aos estudantes uma ideia do que é o mercado mundial, a globalização e como todos eles influenciam no nosso processo produtivo" salientou. O professor Antonio Claudio Pires, afirma que a região ainda carece de profissionais em Comércio Exterior e que a FACAPE tem cumprido o seu papel de formar bons profissionais na área para suprir essa demanda. "Nós temos um mercado crescente a nível mundial e há uma grande demanda de nossos profissionais. Portanto, o que nos interessa aqui na FACAPE é a qualidade que damos aos nossos alunos que tem sido positiva", frisou.

Patrícia Marques, estudante do 2º semestre de Comércio Exterior, revela que ao entrar em contato com palestras como as que estão sendo oferecidas pelo IX SECOMEX, o aluno é mais motivado na profissão que escolheu exercer. "Eu acredito que vendo mais afundo nosso mercado de trabalho, conhecendo através de experiências dos nossos professores e convidados o que nos espera no futuro, nós estudantes ficamos mais interessados e determinados em prosseguir com o curso", ressaltou a jovem.     

​A noite ainda contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso que são desenvolvidas na própria FACAPE. Nesta sexta-feira a partir das 19h, os inscritos ainda poderão assistir a duas palestras. A primeira "O câmbio e o Comércio Exterior no Brasil, ministrado pelo instrutor e consultor do SEBRAE-PE, José Antônio Pimentel e a segunda a partir das 20h30min "O perfil do empreendedor sem fronteiras", com o também instrutor e consultor do SEBRAE- PE, Silvio Broxado.

Ascom Facape