RedeGN - Equipamentos entregues pela Codevasf garantem alimentação animal para comunidade de Campo Alegre de Lourdes (BA)

Equipamentos entregues pela Codevasf garantem alimentação animal para comunidade de Campo Alegre de Lourdes (BA)

A alimentação dos rebanhos de criadores vinculados à Associação de Fundo de Pasto dos Trabalhadores Rurais do Sítio Antônio Velho, situada na zona rural do município de Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia está garantida, mesmo em períodos de estiagem. A entidade acaba de receber da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) um conjunto de equipamentos e acessórios para trituração de mandioca e palma e para ensilagem de forrageiras – que constituem o alimento dos animais que são fonte de renda e de subsistência das famílias.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar e entregues pela superintendência regional da Codevasf em Juazeiro. De acordo com o presidente da associação beneficiada, Jorge Mendes da Silva, dezoito famílias integram a entidade; elas produzem mandioca, feijão e milho, em uma área de aproximadamente 300 hectares. O conjunto de equipamentos é composto por motor a diesel, ensiladeira / forrageira, picador de mandioca ou palma, polia para motor e correia reversível para acionamento dos acessórios. Ele será usado para a produção de alimentos para rebanhos durante períodos de estiagem, quando os animais perdem peso, ficam debilitados e podem até morrer.

“Além das famílias associadas, o equipamento doado pela Codevasf também vai beneficiar outras 60 famílias do entorno de nossa localidade, que fazem parte da comunidade do sítio Antônio Velho”, diz Jorge Mendes da Silva. O agricultor de 69, anos que nasceu no campo e aprendeu a atividade com os pais, comemora a doação do equipamento e acredita que o uso adequado da benfeitoria vai amenizar os efeitos da seca naquela região. “Agora nós temos como fazer ração para os animais, que estão quase morrendo de fome, e a nossa situação vai melhorar”, afirma. “Esta ação é uma obrigação nossa. Faze parte da nossa missão de instituição pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que é fundamentalmente a de promover o desenvolvimento regional”, avalia o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima.

Ascom Codevasf