RedeGN - Brasília: Desfile esvaziado se deve a "excesso de receio", diz ministro

Brasília: Desfile esvaziado se deve a "excesso de receio", diz ministro

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, disse neste sábado (7) que o desfile "esvaziado" do Dia da Independência, em Brasília, se deveu a um "excesso de receio" da população. ""Tenho impressão de que não vieram tantas pessoas porque houve um pouco, a meu juízo, de excesso de receio, porque se falou muito dos riscos das manifestações", declarou após o desfile, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Questionado sobre a redução do público, Carvalho negou que tenha havido diminuição do público. "Onde você não viu população? Você está enganado. Na verdade, todas as arquibancadas foram lotadas pelo público. Distribuímos 3.000 convites e o restante foi preenchido pela população."

O ministro justificou ainda a duração menor do desfile (pouco mais de uma hora) devido ao cansaço da presidente. "O desfile cumpriu exatamente o que tínhamos desenhado. Foi um pouco mais curto em função do fato de a presidente ter chegado de uma longa viagem da Rússia."

Havia o temor no Planalto de que Dilma fosse vaiada durante o desfile, o que não ocorreu. No último grande evento público de que participou, a abertura da Copa das Confederações em Brasília, em junho, no auge dos protestos que tomaram conta do país.

Com informações do Uol Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência