RedeGN - Dissertação de Mestrado no HDM/IMIP: Colaborando com a pesquisa em saúde na região do Vale do Submédio São Francisco.

Dissertação de Mestrado no HDM/IMIP: Colaborando com a pesquisa em saúde na região do Vale do Submédio São Francisco.

 
Na última sexta-feira (26), a pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP,Yuri Francilane Carvalho dos Santos, apresentou sua dissertação de mestrado. Com o título: Conhecimento sobre prevenção e manejo da diarreia aguda entre cuidadores de menores de cinco anos atendidos em um hospital do sertão de Pernambuco, a defesa foi realizada tanto para corpo clínico do HDM como para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP/Recife) via teleconferência.
 
Segundo a pediatra e agora mestre, Yuri Francilane Carvalho dos Santos, os resultados do seu trabalho mostram que as mães e os cuidadores de crianças apresentam conhecimento limitado sobre o manejo adequado da diarreia. “Ressalta-se a importância deste estudo ter sido realizado numa cidade importante do interior do nordeste, cujos resultados trarão grande contribuição para melhorar o manejo da diarreia. Aponta-se, também, a necessidade de fortalecimento das medidas de educação em saúde por parte dos profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar as orientações aos cuidadores e consequentemente melhorar o manejo da doença”, expôs a pediatra.
 
Já diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, destacou o trabalho como de grande relevância para o Vale do São Francisco e, pontuou também, a possibilidade de interação entre as instituições ligadas ao IMIP como fato importante para o desenvolvimento científico e assistencial na região. “O IMIP tem investido na formação e capacitação dos seus profissionais do Dom Malan, e essa interação entre as duas instituições resulta em troca de experiência, cujo produto final é sempre a melhoria da assistência aos pacienets e do ensino em saúde na região”, pontua.

Eudes Sampaio Ascom HDM