RedeGN - Pesquisadores da UNEB participarão de conferência internacional na Alemanha

Pesquisadores da UNEB participarão de conferência internacional na Alemanha

Os professores Edmerson dos Santos Reis e Luzineide Carvalho Dourado, membros do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, em Juazeiro, participarão da 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), que ocorrerá em Bonn, Alemanha, de 9 a 12 de abril. Com o tema “Avaliação econômica da desertificação, a gestão sustentável e resiliência das regiões das terras áridas, semiáridas e subúmidas secas”, a conferência reunirá os principais estudiosos da problemática da desertificação e dos territórios semiáridos do mundo, além de agentes da sociedade civil e do setor privado encarregados da adoção de políticas numa perspectiva econômica.

Os pesquisadores do DCH vão apresentar durante a conferência os trabalhos “Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro: Fundamentos e Práticas” e “A convivência com semiárido brasileiro: As tessituras para um projeto de desenvolvimento territorial”. Os trabalhos são resultantes dos estudos que os mesmos veem realizando há mais de 10 anos na universidade em torno da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro e das ações do DCH III junto à Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB).

“A nossa participação nesta conferência é uma oportunidade de internacionalizarmos as reflexões que temos construído no âmbito do semiárido brasileiro, no que se refere à educação contextualizada para a convivência com o semiárido como um fundamento essencial em quaisquer ações que sejam implementadas com vistas ao combate à desertificação ou a mitigação dos efeitos dessa problemática que atinge diversos países do mundo”, destaca Edmerson. Atendendo solicitação do presidente da 2ª Conferência Científica da UNCCD, Walter Ammann, a participação dos professores, juntamente com a de outros três pesquisadores brasileiros, está sendo financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Eles foram selecionados a partir de critérios utilizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da análise do currículo Lattes.

Ascom do DCH-Campus III/UNEB Sheila Gomes. Foto: arquivo pessoal dos pesquisadores.