RedeGN - Deputado Gonzaga Patriota é eleito o primeiro suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Deputado Gonzaga Patriota é eleito o primeiro suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados elegeu nesta segunda-feira (4) seu novo presidente, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), além de outros 10 integrantes da Mesa Diretora da Casa, incluindo sete titulares e quatro suplentes. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), foi eleito, com 426 votos, primeiro suplente de secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para biênio 2013/2014.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de Presidência – Presidente e dois Vice-Presidentes – e de Secretaria, composta por quatro Secretários e quatro Suplentes. Para a vaga de 1º-vice-presidente foi eleito o deputado André Vargas (PT-PR), com 420 votos (77 brancos), que era o único a disputar o cargo. Para a posição de 2º-vice-presidente, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) venceu com 251 votos o deputado Júlio Cesar (PSD-PI), que obteve 231 votos. Houve 15 votos em branco.

O deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), também candidato único, foi eleito 1º-secretário com 437 votos (60 brancos). Para a 2ª secretaria, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) venceu com 307 votos os adversários Waldir Maranhão (PP-MA), que conseguiu 101 votos, e Vilson Covatti (PP-RS), que levou 76 votos (13 brancos). A 3ª secretaria ficou com o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), que não tinha concorrentes e recebeu 449 votos (48 brancos).

O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) foi eleito com 416 votos para a 4ª secretaria e tampouco tinha adversários na disputa. Houve 81 votos em branco. Além de Gonzaga Patriota, as suplências ficam com Wolney Queiroz (PDT-PE), 417 votos ; Vitor Penido (DEM-MG), 402 votos; e Takayama (PSC-PR), 375 votos. A cada dois anos, a composição da Mesa é renovada por meio do voto dos próprios deputados – os presidentes não podem se reeleger na eleição imediatamente posterior.

Aline Benevides Ascom Gonzaga Patriota