Sol à pino, meio-dia. Em plena quinta-feira a Catedral de Juazeiro está lotada. Centenas de pessoas se comprimem no templo católico – entre cantos, orações e lágrimas, o que os une é a fé em Cristo presente na Eucaristia. Há aproximadamente um ano essa cena se repete semanalmente em Juazeiro durante a realização da Hora da Graça. Uma celebração especial nesta quinta (8) festejará o ano de graças alcançadas.
A ideia que tem conquistado o coração de milhares de católicos juazeirenses veio do pároco da Catedral, padre Josemar Mota. Ele diz que a Hora da Graça surgiu do desejo de que as pessoas adorassem Jesus presente na hóstia sagrada. “Todas as quintas temos o dia inteiro de adoração a Jesus aqui na Catedral. Às 9h da manha fazemos a exposição do Santíssimo Sacramento e às 17h30 o recolhemos, para dar início a Santa Missa às 18h. Mas o momento da benção solene é das 12h às 13h, intitulada Hora da Graça”, explicou.
O sacerdote não arrisca um número com relação à participação semanal de fiéis, mas garante que muitos chegam com bastante antecedência para encontrar onde sentar. “Ha pessoas que infelizmente não conseguem entrar e ficam nas portas da Catedral, como também ha aquelas que sobem para as tribunas... Já recebi muitas pessoas que afirmam ter recebido inúmeras graças e bênçãos através desses momentos de adoração”.
O universitário Bruno Lima, 19 anos, é uma dessas pessoas. Para o estudante de agronomia a Hora da Graça é um momento de renovação da fé. “Tem sido um presente de fé e motivação dado a cada um de nós. É muito bonito ver a fé das pessoas que choram, cantam com a alma e com o coração. Muitos estão ali não somente para pedir graças, mas para agradecer por tudo que Jesus Cristo tem realizado na vida delas”, relatou.
Segundo padre Josemar, a Hora da Graça nesta quinta-feira (8) será especial. “Queremos fazer uma oração de agradecimento a Deus por todas as graças derramadas nos corações e na vida das pessoas durante este ano. O maior mérito da Hora da Graça são as pessoas que tendo ouvido a Palavra de Deus se deixam iluminar por esta palavra e transformam suas vidas”.
A Hora da Graça de nesta quinta-feira seguirá a programação habitual começando ao meio-dia e finalizando às 13h. O público é composto em grande parte por pessoas que trabalham no comércio juazeirense, que aproveitando o tempo livre para almoço vão à Catedral em busca de conforto espiritual e da benção divina.
3 comentários
07 de Mar / 2012 às 22h39
A hora da graça é uma verdadeira chuva de benção, que cai do céu molhando a todos com a graça do Espírito Santo. “Há duas razões principais para se orar com muita satisfação: primeiro para render a Deus a honra e a glória que Lhe são devidas. Segundo, para falar com Ele e ouvir a Sua voz por meio das Suas inspirações e iluminações interiores.” (Padre Pio)
16 de Aug / 2013 às 20h26
Ora da garça meio dia em ponto nossa igreja está ficando pequena para os nossos devotos que acreditam em, Deus. Eu só que agradecer a meu bom, Deus p/ tudo que ele tem feito na minha é da família obrigado senhor p/ tudo mesmo do fundo meu coração!!!!!!!!!!
16 de Dec / 2016 às 23h31
A hora dá graças é uma beça meu coração fica livre quando eu assistia ouvir os louvores meu coração fica aliviada tira todos pensamento negativo eu gostaria de ouvir os louvores como faço pra ouvir pq eu tô na Paraíba deus abençoe todos vocês