RedeGN - Hora da Graça na catedral de Juazeiro completa um ano, atraindo milhares de fiéis

Hora da Graça na catedral de Juazeiro completa um ano, atraindo milhares de fiéis

Sol à pino, meio-dia. Em plena quinta-feira a Catedral de Juazeiro está lotada. Centenas de pessoas se comprimem no templo católico – entre cantos, orações e lágrimas, o que os une é a fé em Cristo presente na Eucaristia. Há aproximadamente um ano essa cena se repete semanalmente em Juazeiro durante a realização da Hora da Graça. Uma celebração especial nesta quinta (8) festejará o ano de graças alcançadas.

A ideia que tem conquistado o coração de milhares de católicos juazeirenses veio do pároco da Catedral, padre Josemar Mota. Ele diz que a Hora da Graça surgiu do desejo de que as pessoas adorassem Jesus presente na hóstia sagrada. “Todas as quintas temos o dia inteiro de adoração a Jesus aqui na Catedral. Às 9h da manha fazemos a exposição do Santíssimo Sacramento e às 17h30 o recolhemos, para dar início a Santa Missa às 18h. Mas o momento da benção solene é das 12h às 13h, intitulada Hora da Graça”, explicou.

O sacerdote não arrisca um número com relação à participação semanal de fiéis, mas garante que muitos chegam com bastante antecedência para encontrar onde sentar. “Ha pessoas que infelizmente não conseguem entrar e ficam nas portas da Catedral, como também ha aquelas que sobem para as tribunas... Já recebi muitas pessoas que afirmam ter recebido inúmeras graças e bênçãos através desses momentos de adoração”.

O universitário Bruno Lima, 19 anos, é uma dessas pessoas. Para o estudante de agronomia a Hora da Graça é um momento de renovação da fé. “Tem sido um presente de fé e motivação dado a cada um de nós. É muito bonito ver a fé das pessoas que choram, cantam com a alma e com o coração. Muitos estão ali não somente para pedir graças, mas para agradecer por tudo que Jesus Cristo tem realizado na vida delas”, relatou.

Segundo padre Josemar, a Hora da Graça nesta quinta-feira (8) será especial. “Queremos fazer uma oração de agradecimento a Deus por todas as graças derramadas nos corações e na vida das pessoas durante este ano. O maior mérito da Hora da Graça são as pessoas que tendo ouvido a Palavra de Deus se deixam iluminar por esta palavra e transformam suas vidas”.

A Hora da Graça de nesta quinta-feira seguirá a programação habitual começando ao meio-dia e finalizando às 13h. O público é composto em grande parte por pessoas que trabalham no comércio juazeirense, que aproveitando o tempo livre para almoço vão à Catedral em busca de conforto espiritual e da benção divina.

Ascom - Mirrail Menezes