RedeGN - Secretário de Agricultura presente na abertura do curso básico de Defesa Civil em Juazeiro

Secretário de Agricultura presente na abertura do curso básico de Defesa Civil em Juazeiro

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira participou nesta quarta-feira (8), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, da abertura do Curso Básico de Defesa Civil (CBDC), promovido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (CORDEC) e direcionado aos agentes dos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Filadélfia, Remanso, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Campo Formoso, Andorinha, Uauá e Juazeiro.

Com duração de três dias, a capacitação tem por objetivo preparar os agentes e técnicos para o desenvolvimento de ações preventivas, educativas e de redução de riscos e desastres. “O curso partiu de uma necessidade de identificar as principais carências que cada município apresenta. Iremos promover um dialogo com as instituições para proporcionar departamentos mais organizados, estruturados e aptos a trabalhar na prevenção de desastres de qualquer ordem”, informou Salvador Brito coordenador executivo da CORDEC.

O curso que pretende transmitir conhecimento para garantir a organização e funcionamento da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC e capacitar os agentes e técnicos municipais para realizar atividades integradas ao Sistema Estadual e Nacional de Defesa Civil, contou com a participação dos prefeitos de Senhor do Bonfim, Paulo Machado; de Curaçá, Salvador Lopes; de Jaguarari, Antonio Ferreira; o representante do legislativo de Juazeiro, o vereador Mitonho Vargas; dentre outros.

De acordo com secretário Agnaldo Meira, algumas ações já estão sendo efetivadas para minimizar tanto a questão da cheia do Rio São Francisco, decorrente das chuvas de Minas Gerais, como a estiagem que assola a nossa região. “Estivemos reunidos nesta terça-feira (7) com representantes da Chesf e ficou definido que a partir das 00h, dessa sexta-feira, as comportas da barragem de Sobradinho irão liberar 3 mil m³/s de água para minimizar a cheia do rio, já em relação a operação pipa, o município de Juazeiro está disponibilizando 10 carros pipa e o Ministério da Integração através do exercito 28 carros para atender a zona rural; além é claro, do programa do governo federal Água para Todos que beneficiará e muito a nossa região e já apresenta 90% das obras concluídas”, explicou.

Lene Radina Ascom Seadruma