O resultado dos leilões de energia realiados entre 2008 e 2010 começam a tornar-se realidade no árido sertão da Bahia, no município de Sobradinho, com a chegada de duas dezenas de carretas com as unidades de geração de energia na última semana de janeiro. São as longas pás das hélices, os imensos módulos para a montagem das torres e os geradores que irão receber, armazenar e distribuir a energia gerada.
Enquanto 20 enormes caçambas, tratores e compactadores terminam a íngreme estrada que leva ao alto da serra, dezenas de operários finalizam acampamentos, instalam tubos e finalizam a concretagem das bases que receberão as primeiras dezesseis torres para geração de energia. O prazo para a produção de energia não deve ultrapassar maio desde ano de 2012. Quem comemora a rapidez das obras é o prefeito Genilson Silva (PT): “Houve quem não acreditasse, houve quem tentasse atrasar as obras em nosso município, tentando privilegiar outros parques de geração de energia em outras cidades, mas é de Sobradinho que irá sair o primeiro quilowatt de energia eólica produzida no sertão da Bahia”.
Para ele, igual a centenas de outros prefeitos de pequenas cidades do interior, que se depara com dificuldades financeiras enormes diante das demandas sociais, que recebeu a prefeitura dilapidada e devendo, com o quadro de funcionários inchado e a cada mês vê receitas diminuindo ou até sequestradas por irresponsabilidade dos antecessores a energia eólica é “uma luz”: “Criar empregos estáveis, gerar renda, ter recursos para aplicar na infra estrutura urbana e honrar os compromissos com prestadores de serviço e fornecedores, é o sonho de todo gestor público” – avalia Genilson – “O problema é que encontramos o caos, a desorganização e a inadimplência impossibilitando a prefeitura de receber repasses, firmar convênios e estabelecer um cronograma. Uma nova fonte de renda através do ICMs e a geração de emprego para um milhar de nossos jovens é muito bem vinda”.
Lembrando que os próprios parques de geração de energia podem se tornar um atrativo turístico “também uma forma limpa de geração de emprego e renda”, Genilson diz que “a energia eólica pode ser o pré-sal de Sobradinho” e “o caminho para um desenvolvimento sustentável, solução dos problemas que hoje vivenciamos”, desde que os próximos gestores sejam responsáveis e comprometidos com a comunidade.
O que está sendo construído em Sobradinho
São cinco parques de geração de energia eólica, totalizando 120.600 quilowatts de capacidade, distribuídas em 63 UG (Unidades de Geração), torres com 85 a 100 metros de altura. O primeiro parque deverá gerar energia em maio.
Por Manoel Leão
19 comentários
02 de Feb / 2012 às 16h00
Muito bom memso! O meio abiente e a camada de ozônio agradecem!
02 de Feb / 2012 às 16h03
Olá Geraldo. Caro manoel, você ia até bem falando do parque de energia eólica, aí resolve apelar - "que recebeu a prefeitura dilapidada e devendo", o senhor Genilson tinha conhecimento dessa situação durante a campanha e nem por isso arrefeceu o ânimo. Nos seus discursos, fazia crer ser possível consertar o caos, parecia- nos que possuía uma varinha mágica, capaz de milagres, que não aconteceram. Quanto ao "quadro de funcionários inchado", faz-me rir. Quer que lhe envie uma lista de suas contratações e favorecidos? Agora no apagar das luzes se dar conta das besteiras que fez, e como todo pré-candidato, está se agarrando a qualquer fato que lhe reabilite. Prefeitos são eleitos e pagos para trazer investimentos e melhorias para seus municípios, não há nenhum favor especial nisso. É tão somente mais uma tarefa de suas imensas responsabilidades.
02 de Feb / 2012 às 19h02
Caro Manoel Leão, o depoimento do prefeito de Sobradinho, é lamentável, deprimente, mas, um pouco "Cômico", se não fosse tão tragíco! A receita do Município de Sobradinho, causa inveja a qualquer Município! Quase 3 milhões por mês... E aí , meu caro! Receita Sequestrada??? Falta é compromisso com a comunidade, nós não temos um hospital, as ruas estão insuportáveis só buracos, lixo se recolhe os caseiros, o mato tomou conta das calçadas e ruas, com certeza mosquitos e moriçocas. Todas as Obras do governo federal que ele iniciou, ficaram abondonadas, durante esses 3 anos de governo, os salários dos prestadores, eram 2a 3 mêses atrasados , se era sonho, ele tornou um pesadelo pra nossa cidade. Parabéns à Chesf ! A eólica será sucesso na nossa região.
02 de Feb / 2012 às 19h06
Caro Manoel Leão, o depoimento do prefeito de Sobradinho, é lamentável, deprimente, mas, um pouco "Cômico", se não fosse tão tragíco! A receita do Município de Sobradinho, causa inveja a qualquer Município! Quase 3 milhões por mês... E aí , meu caro! Receita Sequestrada??? Falta é compromisso com a comunidade, nós não temos um hospital, as ruas estão insuportáveis só buracos, lixo se recolhe os caseiros, o mato tomou conta das calçadas e ruas, com certeza mosquitos e moriçocas. Todas as Obras do governo federal que ele iniciou, ficaram abondonadas, durante esses 3 anos de governo, os salários dos prestadores, eram 2a 3 mêses atrasados , se era sonho, ele tornou um pesadelo pra nossa cidade. Parabéns à Chesf ! A eólica será sucesso na nossa região.
02 de Feb / 2012 às 19h33
Sr. Manoel Leão... Quanto sua pessoa recebe para deixar o prefeito com status de grande idealizador, essa obra nao tem nenhum um pensamento dele sequer... Tudo vem por busca do governo anterior. Por favor, venha puxar o saco, mas com cautela.
02 de Feb / 2012 às 20h58
QUE NOJO! Esses comentários proferidos por esse senhor. É por essas e outras razões que afirmo que ele não merece credibilidade em nenhuma matéria posta. Primeiro quero de pronto assegurar que o Prefeito Genilson não teve nenhuma participação nessas obras que estão acontecendo no nosso município. E se dependesse dele com certeza não aconteceriam. E quando ele afirma que encontrou o município sucateado e etc, a pergunta é muito simples: O que é que ele fez para identificar e responsabilizar criminalmente essas pessoas? Pelo que me consta ele não só deu sustentação como também firmou acordo com o ex-prefeito, manteve funcionário lobista é que foi preso pela PF por falcatruas contra a Previdência Social, dentro do seu governo, não divulgou publicamente quais as irregularidades encontradas, não apurou denuncias contra o seu próprio governo, e que foram promovidas por Secretários, Secretárias e chefe de gabinete, e continua dando calote nos prestadores. E tem gente demais, prá que concurso?
02 de Feb / 2012 às 21h03
Atirar com a polvora dos outros e muito bom! O prefeito esqueceu que o projeto da enegia eolica foi no mandato de Gilberto (o prefeito que nada fez? Nao esquecendo a portelinha e o Cedula da Terra). Esse prefeitinho do PTzinho, que te obra mesmo so fez o calsamento da rua de Geraldo Filho e murou o campo Apolonio Sales ainda nao disse pra que veio. Olho vivo Sobradinho, as eleicoes estao chegando e ele vai bater na porta do povo dizendo que precisa de mais quatro anos para terminar as obras (??????)
02 de Feb / 2012 às 21h03
QUE NOJO – PARTE II! Todo mundo já sabe que o desespero está levando o prefeito de Sobradinho ao descontrole total. Perdeu o senso e o sentido de um governo de austeridade. Prá ele pouco importa o que será da prefeitura de Sobradinho, afinal um processo a mais ou a menos não fará nenhuma diferença, é só averiguar o site do TRE, são mais de 28 processos. A ira dele é pessoal com o senhor Luiz Berti, se vai detonar o município, pouco importa. No afã de conseguir aliados para fazer frente à oposição ele chegou ao cúmulo de oferecer a Secretaria de obras a um rival e a Secretaria de Ação Social a uma ex-primeira dama, o que não se concretizou porque ambos recusaram veementemente, inclusive um deles foi a um programa regional desdizer a proposta, mas o mal já estava feito e toda a cidade já estava informada, conseqüentemente, vazamento de fogo amigo. Pode um desespero desse, não pode. Prefeito volte ao senso e ao equilibro e entregue a prefeitura pela porta da frente.
03 de Feb / 2012 às 10h43
Caro Manoel Leão, não esquecemos que o Park Eólico não e uma obra do prefeito Genilson Silva e sim da Chesf, ele ta querendo ser o pai da criança, não só ele como outros. mais nós moradores de Sobradinho estamos de olho.
04 de Feb / 2012 às 22h42
É DESEPERO DE TODO LLADO NESA CIDADE!! A VERDADE É QUE OS POLÍTICO DAQUI NENHUM , TEM RESPEITO POR ESSA CIDADE MUITO MENOS CONSIDERAÇÃO PELOS SEUS CIDADÕES..A VERDADE QUE TODOS SÓ QUEREM SABER DE SUAS VANTAGENS FINANCEIRA,,TANTO FAZ SER GENILSON OU LUIZ BERTI!! O QUE AQUI PRECISA É DE OUTRO LÍDER ,,MAIS TÁ DIFÍCIL POIS SÓ VEJO HIPÓCRITAS AQUI NA MULTIDÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
05 de Feb / 2012 às 11h56
Prezado, recebí essa matéria para publica-la em nosso site, sobradinhobahia.com. Porém, apesar do site ser totalmente democrático, me sentir acanhado em veicular tal matéria, principalmente quando o caro colega trata o assunto como se o prefeito atual, fosse o mentor das obras do parque eólico. Vale salientar, que a Prefeitura Municipal de Sobradinho, não tem a menor participação nesse evento, salvo a licença para implantação, o que ocorreu ainda na gestão Berti.
05 de Feb / 2012 às 19h04
OLHE QUE VC TA PUXANDO A SARDINHA PRO GRUPO BERTI!!!HHIHIHIHIHIIHII!!!!!!!!
05 de Feb / 2012 às 19h05
olhe que vc ta puxando a sardinha pros berti!!!!!!!!!!!!!! hiihihihihi!!!!!!
08 de Feb / 2012 às 15h42
Prefeito vc tem que se preocupar é em construir a praça da juventude que nem começou, concluir o estadio os PSF da S17, reformar o hospital,pavimentar as ruas da São Joaquim e são francisco e pagar os salários atrasados; isso sim é da sua obrigação,e não ficar tentando se promover com algo que não tem nada a ver com vc, pois esta eólica naõ tem nada a ver com a gestão pública nem tão pouco com esse seu governozinho fracaçado!
09 de Feb / 2012 às 23h10
É fundamental não só para Sobradinho como pra toda nossa região que projetos como esses cheguem cada vez mais aumentando a oferta de emprego e consequentemente a renda desse povo. Acompanhamos anos atraz a chegada de muitas fazendas de frutas á região Sobradinho não recebeu nenhuma, mas as coisas estão mudando em favor de nosso municipio, nosso comércio hoje é bem mais concistente, a propria valorização dos imóveis da cidade, lembram de quanto custavam as casas das vilas São Francisco e Santana há 5 anos? As casas da vila São Joaquim hoje estão mais valorizadas que as das outras vilas, isso é crescimento real que pode ser medido sem precisar de arrudeios. Cada coisa em seu tempo. Vejam, Petrolina o terceiro maior pib agroindustrial do Brasil com 736 milhões tem bairros muito próximos ao centro no caso o Idalina que ainda não recebeu calçamento, o saneamento ainda está por ser concluido, ou seja temos muito a melhorar mais estamos no caminho certo.
12 de Feb / 2012 às 00h02
Geraldo a casa caiu para Junior do fuguetao aqui em Sobradinho, saiu um pasquim que...Outra coisa, de empresário virou pião, quebrou na emenda e a rachadura não tem contador que dê jeito.
12 de Feb / 2012 às 11h34
Luiz Berti e Gilberto Balbino são ótimos prefeitos. Gilberto algemado pela Policia Federal esteve em todas as emissoras de Tv do Pais, tem tanto respeito pelo bem publico que não prestou contas de seu ultimo ano de governo e agora está sendo obrigado pelo MP a devolver quase toda a receita do ano de 2008, algo em torno de dezoito milhões; Luiz Berti teve varios atos de corrupção estampados na midia regional impressa, mas seu feito de repercução nacional foi o canal serra da Batateira, o TCU após investigação minuciosa está obrigando o ex-gestor a devolver cerca de sessenta e quatro milhões corrigidos, o valor refere-se ao desvio de mais de dezoito milhões de reais da obras do canal e foi manchete em rede nascional ano passado como maior exemplo de corrupção dos ultimo 30 anos no nordeste. Estes dois senhores que hoje devem mais de oitenta e dois milhões desviados do herario publico dizem querer o bem da cidade, se realmente querem o bem devolvam o dinheiro e se entreguem a justiça.
15 de Feb / 2016 às 19h23
Ridículo o povo brigando pelos prefeitos e eles nem aí pra isso, coitado de tu sobradinho.
15 de Feb / 2016 às 19h23
Ridículo o povo brigando pelos prefeitos e eles nem aí pra isso, coitado de tu sobradinho.