RedeGN - Petrolina disponibiliza vacinas contra hepatite B para toda a população até 29 anos

Petrolina disponibiliza vacinas contra hepatite B para toda a população até 29 anos

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, que ampliou faixa etária para a vacinação de hepatite B, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) disponibiliza a vacina em todas as suas Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família para pessoas até 29 anos, com esquema vacinal de três doses.
 
O Ministério da Saúde considera a vacinação como a medida de prevenção e controle mais eficaz e, de maior impacto contra a hepatite B e, consequentemente, contra a hepatite Delta. “Desde 1989, o Ministério da Saúde vem implementando ações no sentido de fortalecer a prevenção da hepatite B no país. No entanto, verificou-se a necessidade de ampliar a faixa etária do público alvo dessa vacina, em decorrência da vulnerabilidade à doença identificada em adolescentes e jovens”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho.
 
A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, que pode se desenvolver com ou sem a apresentação de sintomas. Ela é a responsável por grande parte dos casos de cirrose hepática e câncer de fígado, em consequência de infecções crônicas.

Ascom / PMP