RedeGN - “Semana da Educação” encerrou com anúncio de obras em Baraúna

“Semana da Educação” encerrou com anúncio de obras em Baraúna

A Semana da Educação, como foi chamada pelo governo, encerrou no último sábado (26) na comunidade de Baraúna, com o anúncio de obras para aquela região de Itamotinga. O prefeito Isaac Carvalho noticiou aos presentes a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Bom Jesus e assegurou recursos para climatização da escola do Rodeador – que ganhou novas instalações ano passado. Ao total, oito unidades de ensino serão reestruturadas no interior do município nesta etapa. A previsão é de que todas estejam prontas para o início do próximo ano letivo. 

A Escola Bom Jesus foi construída a mais de 40 anos, e desde então nunca recebeu grandes intervenções. De acordo com informações da professora Elisoneide Rodrigues, a unidade de ensino há 12 anos possui uma sala funcionando na Associação de Moradores, por falta de estrutura da escola. “A gente tem que dividir os alunos. Uma turma fica aqui, outra no espaço cedido pela comunidade. Nesses anos todos, a escola apenas foi pintada, recebeu consertos no telhado e coisas pequenas assim. Agora ganharemos praticamente um prédio novo, que comportará a nossa demanda”, disse contente. 

No projeto, discutido com a comunidade, estão previstas a construção de mais duas salas de aula, laboratório de informática com espaço de estudo e leitura, cantina, refeitório, pátio coberto, diretoria e novos banheiros com acessibilidade. A ampliação terá o padrão de qualidade exigido pela atual gestão. “Com esta escola e a do Rodeador serão 16 unidades climatizadas. Demos prioridade ao interior, pois entendemos as dificuldades da zona rural. Hoje íamos anunciar apenas as obras aqui da Baraúna, mas decidimos considerar o pedido da gestora e da comunidade. Nossas decisões são tomadas em conjunto para que melhor atendam a população”, afirmou o prefeito na ocasião. 

“Esse, sem dúvida, já é o prefeito que mais investiu em educação na história de Juazeiro”, avaliou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade. “Todos os déficits do município são históricos. A maioria das obras o povo espera a mais de 10, 20, 30 anos. A atual gestão teve a coragem de começar a mudar essa realidade. Hoje temos investimentos na Educação Infantil (serão 18 creches construídas). O prefeito criou o projeto de reforma e climatização com recursos próprios, conquistou junto ao governo federal 15 quadras poliesportivas, 7 ônibus e 2 lanchas escolares. Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros grandes investimentos. As obras anunciadas nessa última semana são prova disso”, comentou o secretário. O presidente da Associação de Moradores, Reinaldo Pimentel, confirmou as palavras do secretário. “Esperamos essa reforma há 20 anos. Apenas agora começamos a ver algo ser feito pelo interior e pela educação de Juazeiro”, ratificou.

Ascom PMJ