RedeGN - Moto–taxi e Motoboys poderão ser fiscalizados pela PRF e serão multados caso não usem a placa vermelha

Moto–taxi e Motoboys poderão ser fiscalizados pela PRF e serão multados caso não usem a placa vermelha

A partir de segunda-feira (21/ de novembro), toda motocicleta utilizada para o transporte remunerado de carga deverá rodar com a placa vermelha. Esta regra vale para a maioria das cidades, onde já exista legislação de trânsito específica para Mototaxis, Motofretes, como Petrolina. A resolução é do Contran (Conselho Nacional De Transito)

A data limite para a instalação da placa vermelha fica estabelecida pelo dia do licenciamento do veículo. Em Petrolina respaldado pela lei 12.009/ 2009, que regulamenta a profissão de Mototaxista em todo país, a categoria há 3 anos paga impostos a - Epttc  (Empresa de Trânsito e Transportes Coletivo de Petrolina), mas de acordo com representantes da categoria as cobranças feitas aos governos municipal e estadual ficaram só na promessa.

O presidente do Simpropet (Sindicato dos motociclistas profissionais de Petrolina), José Vicente Barbosa, afirma que embora tenha entregado documentos ano passado, solicitando aos excelentíssimos alguns benefícios para os Mototaxistas, incluindo a placa vermelha a resposta esbarrou na burocracia política.

“A resolução 350 é clara, nós temos capacitação, pagamos o alvará e usamos os equipamentos exigidos por lei. Essa mesma lei exige que nossa categoria utilize a placa vermelha”. E completa: “hoje não estamos surpresos, com a ação da PRF, nós cobramos há um ano dos governos Estadual e Municipal esse benefício e não tivemos resposta, a policia vai fazer cumprir a lei e está de parabéns. Infelizmente Petrolina tem um projeto de lei municipal e não o faz cumprir porque?”. Pergunta Barbosa, na sede do Simpropet em Petrolina.

O uso da placa vermelha assegura aos profissionais motociclistas benefícios como: redução de impostos e no valor do IPVA e ainda reduz preço de motos para os Mototaxistas. Além disso, a placa vermelha indica que o veiculo é de aluguel. Insatisfeitos com a demora da liberação das placas, a categoria realizará ás 9h desta sexta-feira (18), manifestação pública para chamar atenção da sociedade sobre os desafios enfrentados pela categoria. O ato terá concentração na sede do Simpropet localizado na Avenida Nilo Coelho, Nº 153 ao lado da rodoviária de Petrolina.

Ascom Simpropet Sertão