RedeGN - Prefeitura de Petrolina investe em programa de educação em saúde para qualificar Agentes Comunitários de Saúde

Prefeitura de Petrolina investe em programa de educação em saúde para qualificar Agentes Comunitários de Saúde

Preocupada em capacitar cada vez mais os profissionais que atuam na rede de saúde do município de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem investindo em encontros pedagógicos com o intuito de estimular a garantir o processo de educação permanente  em saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF), em especial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Na última sexta-feira (11), a SMS realizou mais uma reunião, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, educador físico, psicólogo, nutricionista, assistentes sociais e farmacêuticos, que irão desenvolver o programa QualificACS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O programa QualificACS trata-se de uma estratégia formativa, voltada a provocar e facilitar o processo de trabalho das ESF e, principalmente, dos ACS, no desenvolvimento de troca de experiências e práticas de cuidado junto a populações dos territórios assistidos. “Essa é uma atividade que está envolvendo cerca de 35 profissionais e estamos contanto com o apoio de professores orientadores da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que ajudam nesse processo de formação dos profissionais, juntamente com a Escola do Servidor”, afirmou o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior.

Durante as reuniões que acontecem semanalmente, durante o mês de novembro, estão sendo abordados assuntos como o processo de trabalho do ACS, práticas educativas no campo da saúde coletiva, caminhos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades educativas, como esclareceu Silvoney Júnior.  “Estamos trabalhando com estratégias de saúde da criança, da mulher, do idoso, saúde mental, educação população em saúde e participação comunitária nessas ações. Estamos abordando temas importantes e que devem ser mais debatidos e trabalhados com as nossas Equipes de Saúde da Família e repassadas para os nossos Agentes Comunitários de Saúde”, destacou.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, lembrou que a ação faz parte do trabalho desenvolvido pela SMS, onde está incluída a reestruturação da Atenção Básica à Saúde. “Estamos investindo cada vez mais na saúde, nas estruturas física das UBS, com a implantação das AMEs, bem como na qualificação de nossos profissionais para que possamos trabalhar fortemente com a promoção a saúde e prevenção às doenças. São encontros que proporcionam a troca de experiências, reflexão e debate das ações de saúde que são desenvolvidas", frisou Lúcia Giesta.

Taisa Alencar/Secom PMP