RedeGN - XXI Conird vai debater Plano Diretor de Agricultura Irrigada para Pernambuco

XXI Conird vai debater Plano Diretor de Agricultura Irrigada para Pernambuco

Priorizar a concepção e elaboração de um plano diretor em agricultura irrigada para Pernambuco será um dos temas mais debatidos durante o XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, que será realizado entre os dias 20 e 25 deste mês no Sest/Senat , em Petrolina-PE. O tema da oficina, que tem como um dos coordenadores, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos foi baseado no Plano Diretor em Agricultura Irrigada de Minas Gerais, trabalho que também será apresentado na oportunidade pelo secretário adjunto da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Paulo Romano.

Segundo o secretário pernambucano, que inclusive tem raízes na região, o Governo do Estado já deu os primeiros passos visando a implementação do plano. “A Agricultura irrigada em Pernambuco, tem hoje um forte peso econômico e social, figurando inclusive como um dos maiores indutores do desenvolvimento no Estado. E Petrolina, enquanto representante maior de uma região que abriga 90% da nossa agricultura e responde pelo segundo PIB do agronegócio, realiza agora o XXI Conird que certamente será o grande fórum para esta e tantas outras importantes discussões”, previu Ranilson Ramos.

O secretário também lembrou, que estão sendo identificadas novas áreas para ampliação da agricultura irrigada, a exemplo de 30 mil hectares entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia. “Trata-se de uma área próxima ao lago de Itaparica com solos de boa qualidade e investimentos relativamente baratos. Além desta, outras áreas já foram identificadas pela Codevasf e serão levadas à consideração do ministro Fernando Bezerra Coelho, a exemplo do Canal do Sertão”. Com um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para Pernambuco visa-se também uma ampla integração de esforços e competências, maximizando-se o aproveitamento dos sinergismos e complementaridades entre as políticas e os organismos que já atuam em uma ou outra região do Estado.

Promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID, em parceira com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA e o Ministério da Integração Nacional, O XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, vai oferecer uma vasta programação com 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois dias de campo. Inscrições e outras informações podem ser obtidas através do site: www.abid.org.br.

Clas Comunicação e Marketing