RedeGN - Bahia é um dos principais indutores da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste

Bahia é um dos principais indutores da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste

Estado com o maior número de mestres e doutores do Nordeste, a Bahia sediou, ontem (4), no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador, um seminário de debate para garantir mais recursos destinados à Ciência, Tecnologia e Inovação para a região. Além do ministro da pasta, Aloísio Mercadante, participaram do evento secretários dos demais estados nordestinos e representantes de universidades e outros órgãos de pesquisas.

Durante o seminário foi entregue ao ministro um termo de referência para a construção de um Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico destinado ao Nordeste, elaborado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, juntamente com a bancada de deputados nordestinos.

“Tem muita coisa acontecendo na Bahia. São vários projetos de pesquisa coordenados a partir do estado como a ciência do mar. Um dos equipamentos que queremos dar prioridade é um radar tecnológico, porque a Bahia precisa ter uma cobertura melhor das chuvas e prevenção mais eficiente contra os desastres naturais”, afirmou Mercadante. Outro ponto que qualifica o estado, segundo o ministro, é o Parque Tecnológico, com inauguração prevista para este ano e “que vai começar já com oito empresas importantes”.

Agecom Foto: Alberto Coutinho