RedeGN - Assembleia Legislativa aprova Plano de Juventude da Bahia por unanimidade

Assembleia Legislativa aprova Plano de Juventude da Bahia por unanimidade

O projeto de lei que institui o Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia. O plano reúne diretrizes que irão orientar a formulação de políticas públicas de juventude na Bahia durante os próximos 12 anos. A proposição foi encaminhada ao Poder Legislativo, pelo governador Jaques Wagner, no dia 25 de janeiro de 2010.

Para Marcos Pereira, membro da Coordenação Estadual de Juventude, “A aprovação do Plano Estadual reconhece a juventude como categoria social merecedora de atenção e legislação diferenciadas. Isso é uma nítida demonstração do novo momento que a Bahia vive. Um momento em que efetivamente a juventude é vista como protagonista e sujeito de direitos”, comemora.

A aprovação aconteceu logo após a realização da II Conferência Estadual de Juventude, na semana passada, em Salvador, precedida de mais de 300 conferências municipais e 26 territoriais. Ao longo desse processo foram eleitos 1.600 delegados e reunidos mais de 50 mil jovens. O presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa e relator do projeto, deputado Yulo Oiticica, apresentou parecer pela aprovação. Para ele, “a unanimidade representa o grau de mobilização da juventude baiana”.