Sento Sé realiza 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em educação e sustentabilidade

A Prefeitura de Sento Sé, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Turismo, realizou na sexta-feira (4), na Quadra do Colégio Municipal Deputado Jayro Sento-Sé Modelo CPM de Gestão Compartilhada, a 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A prefeita Giselda Carvalho participou do evento e durante a sua fala relembrou das várias discussões que participou durante a sua trajetória de educadora sobre o tema.

"Pensar no meio ambiente é pensar no local em que vivemos, não só no nosso bioma caatinga, mas na nossa comunidade, no local em que vivemos como um todo. Enquanto gestão pública me sinto feliz em ver hoje aqui esse local repleto de jovens que com toda certeza serão agentes multiplicadores de todo o conhecimento adquirido durante esta conferência".

Com o tema "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", o evento reuniu estudantes, professores e especialistas com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nas escolas e ampliar a participação das juventudes na construção de um futuro mais sustentável.

A Palestra magna foi ministrada por Elvis Castro, doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Durante a sua fala no evento ele destacou que "a crise climática já é uma realidade e a juventude precisa entender os impactos das injustiças sociais e ambientais e buscar caminhos para transformar esse cenário."

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Cleriston Ferreira, a Conferência foi um momento marcante para Sento Sé. "Temos uma responsabilidade enorme com as próximas gerações. Cuidar do meio ambiente é uma urgência. Precisamos garantir voz e espaço para nossas crianças e adolescentes."

O secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, reforçou a importância da conferência no processo de formação dos alunos. "A educação ambiental é essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta."

O evento também foi aprovado pelos participantes. A estudante Laura, do Colégio Deputado Jayro Sento Sé, compartilhou sua experiência. "Estou amando o evento! Isso faz a gente pensar melhor sobre como cuidar do meio ambiente. Aprendi que, se cada um fizer a sua parte, podemos mudar o país."

A conferência contou ainda com apresentações culturais, mostra de projetos escolares, e seguiu os princípios do programa nacional: jovem educa jovem, jovem escolhe jovem, com equidade, inclusão e diversidade.

Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE