O advogado Pedro Cordeiro foi o convidado da semana no café Com Blog, da redeGN, oportunidade em que abordou diversas questões relacionadas ao cenário jurídico, mas não abriu mão de opinar também sobre questões políticas e de desenvolvimento de Juazeiro, sua cidade natal, que completa 147 anos.
Durante a entrevista o advogado fez relatos sobre a política local, a polarização, que, na sua opinião trouxe alguns problemas para o município, destacando uma eleição, que na sua visão poderia ter mudado ops destinos de juazeiro: Etelvir Dantas x Arnaldo Vieira.
Fazendo um retrospecto político, Dr. Pedro Cordeiro destacou a eleição de 1976, quando Arnaldo Vieira venceu Etelvir Dantas, um empresário em ascensão, na sua avaliação, poderia ter dado outros rumos no aspectos administrativos ao município.
“Ouso dizer que Juazeiro errou na curva em 1976, pois naquela eleição Juazeiro tinha um empresário que estava despontando como segundo maior empresário da Bahia, dono da segunda maior rede de supermercados da Bahia, com uma visão administrativa completamente diferente, economicamente estruturado e do outro lado um grupo político com o candidato Arnaldo Vieira do Nascimento, chapa Arnaldo e Joseph, que acabara de chegar em juazeiro, e Etelvir e Nilton Costa, tio do nosso amigo Luisão... naquele momento houve eleição, Arnaldo Vieira ganhou a eleição, que depois foi questionada na justiça e se fala que 20 anos depois, 30 anos depois saiu um resultado favorável a Etelvir..na minha opinião, naquele momento, em 76, Juazeiro estaria melhor representado no executivo pelo candidato que perdeu a eleição”, opinou.
Confiar este trecho da entrevista no café Copm blog:
4 comentários
04 de Jul / 2025 às 15h42
Srs leitores e população Juazeirense. Respeito posicionamento do Sr Pedro Cordeiro. O Sr Francisco Etelvir Dantas, a quem o Sr Pedro,se reporta, como não ganhou eleição para prefeito em 1976, ficou essa incógnita/interrogação, referente se Etel Vir Juazeiro, melhoraria? Era slogan,mas, após eleição, eleitorado baiano, em especial Juazeirense, ofertaram a ele, 2 mandatos, sendo deputado estadual e, em seguida deputado federal, chegando ser constituinte, na prática mesmo com apoio todos os níveis de poder, federal e estadual, Etelvir, deixou a desejar politicamente falando, alí, já se discutia
04 de Jul / 2025 às 15h51
Já se discutia sobre projetos Salitre, Salitrinho e Salitrão, entre outros. Sempre acompanhei vida política partidária desta cidade, sempre entendi que ela não foi vocacionada para política, desde de sempre, os nossos representantes, não pensam na cidade, pós eleição, não se unem em prol desenvolvimento do município, não pesaram palanque político e, Juazeiro, até dias de hoje, continua assim. Entendo que colocação do Sr Pedro, é pelo fato, forte amizade que tem com Etelvir. Foi/É grande empresário, faz parte desenvolvimento cidade,mas, politicamente foi Pralamentar.
04 de Jul / 2025 às 21h39
Temos que compreender que nem todo empresario pode ser um bom politico, nesse aspecto concordo com pseudo Juazeirense. Em 1.976, era garoto, mas participava ativamente dos comicios de Eltelvir, porque a época era esse o marketing, sucesso como empresário, será sucesso como político. Em 1.978 acabei votando com Etelvir para Deputado Estadual e também para Deputado Federal, ai veio a decepção quando ele Etelvir votou contra a emenda Dante de Oliveira, que tinha como proposta o voto para Presidente. Portanto Etelvir foi uma grande decepção para Juazeiro, nosso município não avançou em nada.
04 de Jul / 2025 às 22h59
Á epoca com apenas sete anos de idade lembro do dia da eleição, a população votou na campanha da formiguinha, visto que era a formiga contra o leao os slogan publicitarios. Deu nosso aí.