Barro Vermelho celebra São João Batista na maior festa do interior do Sertão da Bahia

Barro Vermelho, localizado no meio da caatinga do sertão do Norte da Bahia, é um lugarejo de cerca de 5000 habitantes, segundo o censo do IBGE 2010, que possui um dos mais altos índices culturais da região, em especial a veia musical que se destaca desde as primeiras décadas do Século XX, quando foi fundada a Filarmônica 15 de Março.

Começando pelo maestro Filemon Gonçalves Martins, o pioneiro de toda essa história musical, Barro Vermelho foi abrigo do pai da Bossa Nova, João Gilberto, que passava suas férias estudantis fazendo seresta com amigos como Dilson Oliveira, recentemente falecido, que deixou para a história o violão que usavam nessas ocasiões, uma verdadeira relíquia.

Desde então, uma série de talentos musicais foram revelados e hoje Barro Vermelho se orgulha de ter um filho da terra, Adelmario Coelho, celebrando 30 anos de carreira como um dos maiores cantores de forró do país.

Uma das faces mais visíveis da cultura do seu povo se faz presente a cada mês de junho, quando acontecem os festejos juninos em homenagem a São João Batista, padroeiro do lugar.

Nessa época, milhares de pessoas, entre nativos e visitantes, são atraídos pelo verdadeiro forró raiz e transformam o vilarejo de poucas ruas em um cenário de festa condizente com o que existe de mais genuíno no gênero por essas bandas do Nordeste. O ápice acontece nos dias 23 e 24 com a apresentação de artistas locais e da região, num verdadeiro clima de alegria e paz, celebrando o amor e a amizade em clima de respeito.

Mas, não é apenas o arrasta-pé do chiado do chinelo que atrai a todos. Além do lado profano, o São João de Barro Vermelho se notabiliza pela grande manifestação de fé da Igreja Católica, que, com apoio da comunidade, realiza o tradicional Novenário dedicado a São João Batista, padroeiro glorioso de todas as causas, durante nove dias, começando no dia 15 e terminando no dia 23 de junho.

O desfecho religioso acontece no dia 24 com a realização da Procissão de peregrinos até o pátio da igreja local.

Para isso, uma comissão de dedicadas mulheres e homens da comunidade, formada por Marizinha, Nanica, Rosane, Cristiane, Conceição, Cristina, Socorro, Sarissa e Seu Zé, organizam em cada noite um tema patrocinado por uma categoria de fiéis.

Esse ano, a programação vai abordar o tema “São João Batista Ensina-nos a Viver a Palavra na Oração Familiar”, e serão ministradas por Frei Júlio, no dia 21, e Frei Valdevan, chamado de o Padre Vaqueiro, nos dias 23 e 24.

Confira programação da festa religiosa, que envolve o Novenário, Missas e a Procissão:

Dia 15 – “Jovens de Barro Vermelho e Poço de Fora”

Padrinhos: Guilherme, Solon, Luan, Lucas, Irla e famílias Silva, Neves, Santana, Santos e Moreira

Dia 16 – “Escolas e professores”

Padrinhos: Ruana, Cleisimar, Vitor, Juninho e famílias Sena, Almeida, Marinho, Lima e Martins

Dia 17 – “Serviço de Convivência e Fortalecimento do Vínculo”

Padrinhos: Zazá, Zenilde, Ricarda, Vavá, famílias Ribeiro, Fonseca, Coelho, Cardoso, Leitão, Rosa e Barbosa

Dia 18 – “Sindicato”

Padrinhos: Cecé, Deisiane, Mara, famílias Nunes, Cunha, Félix, Pereira e Cruz

Dia 19 – “Dia das Mulheres”

Madrinhas: Sarissa, Ruth, Lourdes, Vilma, Rosane, Olívia, famílias Gonçalves, Ramos, Amorim e Dewilson

Dia 20 – “Cristina, 20 anos de dedicação ao Novenário de São João Batista”

Madrinhas: Olga, Ziru, Elenita, Socorro, Márcia, Dinalva, Conceição, famílias Marçal, Souza, Oliveira e Jericó

Dia 21 – “Vaqueiros” – com participação de Frei Júlio

Padrinhos: Deide, Cleiton, Cauã, Vanvan, Antonio de Cristo, Marizinha, Josefa, famílias Evangelista, Alves, Rodrigues, Fernandes e Silva

Dia 22 – “Filarmônica 15 de Março”

Padrinhos: Romério, Rodrigo, Deputado Zó, Cristiane, Leidinha, Nanice, famílias Ferreira, Gonçalves e Castro

Dia 23 – “Filhos e amigos de Barro Vermelho”

Padrinhos: Flávia, Mércia, Zenaide, Deusiran, Dayse, Marazélia, Jair, Antony, famílias Lunguinho, Froes, Soares, Vasconcelos e Gomes

Dia 24

10 horas – Missa Solene na Igreja Matriz, com Frei Valdevan

16 horas – Procissão

(Com participação do Coral de São João Batista, Cristina Oliveira e Filarmônica 15 de Março)

Fonte: Agência Carlos Humberto