A manhã da terça-feira (18.06) foi de muita troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde do município de Canhotinho e a equipe multidisciplinar da UPAE Garanhuns.
Mais de 80 profissionais de serviços públicos da cidade marcaram presença no XIII Fórum de Matriciamento, que teve como tema central o Programa Pé Diabético, e contou com a presença da secretária municipal de saúde, Yoná Alves, da prefeita de Canhotinho, Sandra Porto e do coordenador médico da UPAE, Jonny Diniz.
O evento, que foi realizado no Auditório do Centro Social Urbano de Canhotinho, apresentou aos profissionais da rede municipal sobre atividades de matriciamento, integração entre a UPAE e da Atenção Primária na assistência à saúde dos usuários do SUS.
"Foi um encontro de grande relevância, que nos permitiu dialogar diretamente com os profissionais da rede municipal e compartilhar informações essenciais sobre os fluxos de acesso à UPAE Garanhuns, desde a atenção primária até a regulação e o atendimento especializado. Ficamos profundamente satisfeitos com o comprometimento e a participação ativa de todos, pois ações como esta são fundamentais para fortalecer a integração entre os níveis de atenção e qualificar, de forma concreta, o cuidado prestado à população", destacou o coordenador médico da UPAE Garanhuns, Jonny Diniz.
Entre os profissionais presentes, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos da rede municipal. Ou seja, um momento ímpar para ampliar o conhecimento e aprofundar o debate sobre o Programa Pé Diabético, serviço oferecido na unidade e que engloba toda a linha do cuidado para os pacientes acompanhados na UPAE.
Tivemos, além de palestras orientando os profissionais quanto à identificação precoce de sinais clínicos; referência e contrarreferência; insumos adequados; e até critérios de encaminhamento para nossa unidade, atividades práticas que foram fundamentais para a discussão", comentou a nutricionista da UPAE Garanhuns, Laila Brasil.
Duas oficinas clínicas foram conduzidas com pacientes reais, promovendo uma troca de experiências entre equipes assistenciais. As atividades foram coordenadas pela equipe de Enfermagem da UPAE Garanhuns e transmitidas ao vivo para garantir a participação de mais profissionais sem comprometer a segurança sanitária.
Ascom
0 comentários