Conselheiros de Juazeiro participam de encontro estadual sobre proteção à infância em Salvador

Nesta quarta-feira (18), representantes de Juazeiro participaram do Encontro Estadual "Zelar e Proteger", realizado no Instituto Anísio Teixeira/IAT, em Salvador/BA.

Com o tema "A importância do Conselho Tutelar na Prevenção e Resposta à Violência contra Crianças e Adolescentes", o evento reuniu conselheiros tutelares, membros de conselhos de direitos e gestores da área da infância de diversos municípios baianos.

Estiveram presentes representando Juazeiro, o Conselheiro Tutelar Sidinei Honorato; Elzirene Oliveira, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA e a secretária executiva do CMDCA e representante da Casa dos Conselhos, Sirlea Fernandes.

Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes para o fortalecimento da Rede de Proteção, como o uso da plataforma SIPIA, ferramenta essencial para o registro e acompanhamento de casos de violação de direitos, e a importância do Selo UNICEF para o município. Ambos os instrumentos são fundamentais para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, promovendo mais ações e recursos em benefício das crianças e adolescentes.

"Participar desse encontro foi extremamente importante para alinharmos estratégias e fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares em todo o Estado. Discutir o SIPIA e o Selo UNICEF nos ajuda a entender como podemos melhorar nossos processos, garantir mais eficácia nas ações e, principalmente, assegurar os direitos de nossas crianças e adolescentes", destacou o Conselheiro Tutelar Sidinei Honorato.

A participação de Juazeiro no evento reforça o compromisso do município com a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente e com a articulação entre os diferentes atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

Diana Silva/Ascom PMJ