Univasf e Mcom renovam parceria para projetos CRC e Robótica Educativa; saiba mais

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério das Comunicações (MCom) renovaram, na última sexta-feira (13), a parceria para execução dos projetos de Robótica Educativa e do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), realizados no âmbito dos Programas Sertão Conectado e Computadores para Inclusão, respectivamente, ambos do MCom.

A cerimônia de assinatura dos aditivos dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs), no valor de R$ 3 milhões, referentes aos dois projetos ocorreu no período da tarde, no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), e contou com a presença do reitor Telio Nobre Leite; da vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; do secretário de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius; e do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves.

Os dois projetos também apresentaram entregas na sexta-feira. O trabalho do CRC Univasf, coordenado pela professora Márcia Bento Moreira, viabilizou a criação de um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) com 20 computadores na Associação Beneficente Casa Dom José Rodrigues, que foi inaugurado durante a manhã pelo secretário Hermano Tercius e pelo reitor Telio Leite. E no período da tarde, o projeto Robótica Educativa, que é coordenado pelo professor Jadsonlee da Silva Sá, fez a entrega de certificados de conclusão a uma turma de 80 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil CAIC Misael Aguilar, de Juazeiro.

A professora Márcia Bento ressaltou que o CRC Univasf alcançou a marca de 2 mil computadores recondicionados e doados desde que foi criado em 2016. Somente este ano, mais de 400 computadores foram entregues para associações de agricultores familiares e comunidades tradicionais. O projeto também atua na capacitação de jovens, adultos e idosos e já capacitou mais de 5 mil pessoas nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, área de atuação da Univasf, levando o letramento digital também para povos originários e comunidades tradicionais.

O novo PID da Associação Beneficente Casa Dom José Rodrigues, localizada no bairro do Piranga em Juazeiro, irá beneficiar meninas e meninos com idades entre 7 e 17 anos, todos estudantes da rede pública. A entidade proporciona reforço escolar e atividades de letramento digital, balé, música, judô, artes visuais, cidadania, educação ambiental, formação espiritual, acolhimento psicológico, além de oficinas profissionalizantes no contraturno.

Meta dobrada – O projeto Robótica Educativa atingiu o total de mil estudantes atendidos, o dobro da meta inicial, com o curso de Introdução à Robótica Educativa, realizado nos laboratórios situados nos campi da Univasf em São Raimundo Nonato, no Piauí, e em Juazeiro e Senhor do Bonfim e na cidade de Campo Formoso, na Bahia. “Conseguimos dobrar as expectativas iniciais e esperamos avançar mais ainda nesse projeto alcançando mais crianças”, disse o coordenador, Jadsonlee da Silva Sá.

O secretário Hermano Tercius destacou a atuação conjunta entre Univasf e MCom e o engajamento dos alunos da Robótica Educativa para o sucesso do projeto. “Fechamos um número bem significativo de mil formações em Robótica Educativa em apenas um ano aqui no Vale do São Francisco. Além de parabenizar a Univasf por ter cumprido essa meta, destaco o engajamento dos alunos da robótica educativa. É importante fazer esse reconhecimento pelo trabalho que o MCom e a Univasf vêm fazendo”, disse. Com a renovação da parceria, a expectativa é levar o universo da Robótica Educativa para outros mil estudantes de escolas públicas da região, com idade entre 10 e 18 anos, até o final de 2026.

Tercius também destacou a importância das políticas públicas de inclusão digital para a formação dos jovens. “Não é possível falar em inclusão social sem inclusão digital. O acesso à Internet é o ponto de entrada para a inclusão digital de crianças e jovens”, afirmou. Ele disse ainda que a tecnologia permite potencializar carreiras profissionais nesta área. “Nosso objetivo também é acender nas crianças e jovens a chama por carreiras nas áreas de tecnologia. O Brasil precisa de profissionais qualificados na área de tecnologia e queremos fomentar isso”, observou Tercius.

O reitor Telio Nobre Leite ressaltou a importância do papel da Universidade junto à educação básica. “É um dos nossos compromissos, parte da nossa missão, integrar o ensino superior à educação básica. A Universidade não pode estar fechada em seus muros e laboratórios. Essas iniciativas marcam esse propósito. Estamos possibilitando essa integração, com o acesso de crianças e jovens aos nossos professores e laboratórios, com esse apoio fundamental da parceria estabelecida com o Ministério das Comunicações”, afirmou.

Ao final do evento de certificação dos estudantes de Robótica Educativa, o CRC Univasf apresentou sua nova plataforma de cursos online, que oferece seis cursos de informática com certificação. Os cursos são gratuitos e abertos a todos os públicos que tenham interesse na área. Entre os cursos oferecidos estão o de Informática Básica, o de Tecnologia de Impressoras 3D e o de Plataformas de Streaming. A plataforma com todos os cursos ofertados pode ser acessada neste link. Mais informações sobre o CRC Univasf estão disponíveis no site do projeto.

Portal Univasf