A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (16) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a anulação do acordo de delação premiada do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.
De acordo com os advogados, Cid mentiu durante interrogatório realizado na semana passada e descumpriu as cláusulas de sigilo do acordo, assinado com a Polícia Federal (PF) nas investigações da trama golpista.
"O delator mentiu de novo, e tem mentido para acobertar suas sucessivas mentiras e que alcançam também os depoimentos prestados. Os fatos trazidos a público após os interrogatórios são graves, para dizer o mínimo e muito pouco", afirmou.
O pedido da defesa de Bolsonaro foi feito após revista Veja publicar que Cid mentiu no depoimento.
Durante a oitiva, Mauro Cid foi perguntado pela defesa de Bolsonaro se tinha conhecimento sobre os perfis @gabrielar702 e Gabriela R, no Instagram, que são identificados com mesmo nome da esposa do militar, Gabriela Cid. Ele respondeu que não sabia se o perfil era de sua esposa e afirmou que não usou redes sociais para se comunicar com outros investigados.
Os advogados do ex-presidente levantaram a suspeita de que Cid usou o perfil para vazar informações de seus depoimentos da delação.
Pelas cláusulas do acordo, os depoimentos são sigilosos, e o descumprimento pode levar a penalidades, como a anulação dos benefícios, entre eles, a possiblidade de responder ao processo em liberdade.
Defesa
Após a divulgação da reportagem, a defesa de Mauro Cid disse que a reportagem da revista Veja é "mentirosa". Os advogados também pediram a investigação sobre a titularidade dos perfis.
"Esse perfil não é e nunca foi utilizado por Mauro Cid, pois, ainda que seja coincidente com nome de sua esposa (Gabriela), com ela não guarda qualquer relação", afirmou a defesa.
Agência Brasil/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
2 comentários
16 de Jun / 2025 às 22h51
esse bossonauro não é gente! DOIDO pra ser anistiado e tentar voltar a se candidatar para presidente? Isso é um verdadeiro ENCOSTO ruim para a democracia e política brasileira.
17 de Jun / 2025 às 11h11
Pedido de anulação descabido, sem nenhuma fundamentação, já era, tu Bolsonaro tem que passar alguns anos atrás das grades, tu que dizia que ninguém te tirava da cadeira de Presidente, comeu corda, golpistas tem que está na papuda. Gente pior que tu, tá pra nascer. Homem que se beneficie da democracia, e depois quer acabar com ela xingando, desrespeitando as leis? Todos nós acompanhamos o seu mandato. Tem que ser preso, graças a democracia ainda não foi preso.